Fundos de investimento

Otimize seu tempo:
Invista com praticidade

Os fundos são uma modalidade de investimento que reúne recursos financeiros de um conjunto de investidores (cotistas) em uma cesta de ativos, comparando-se a um condomínio. Entre as suas vantagens está a possibilidade de permitir acesso a investimentos com valores menores do que seriam necessários para investir sozinho.

100% online, rápido e seguro

Ideal para quem busca

Tipos de fundos de investimentos

Renda Fixa

Investimento em títulos emitidos por entidades públicas ou privadas, atrelados à variação de taxas ou índices de preços pré ou pós-fixados.

Renda fixa
Referenciado

Seu desempenho está atrelado a um indicador referência ou benchmark. O fundo referenciado mais conhecido é o DI, que tenta seguir a variação do CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

Cambial

Tem a obrigação de investir no mínimo 80% dos recursos em dólares, euros ou em ativos que representem a variação dessas moedas, como títulos públicos ou privados. Seu principal fator de risco é a variação da moeda estrangeira ou do cupom cambial.

Ações

Aplicação dos recursos em ações de empresas negociadas na Bolsa de Valores.

Multimercado

Oferece a você a possibilidade de investir em diversos mercados ao mesmo tempo como juros, câmbio e ações.

Taxas

Os fundos de investimento também podem cobrar outras duas taxas.

Taxa de performance:

Remunera o gestor que ultrapassar um indicador benchmark preestabelecido como, por exemplo, o CDI.

Taxa de saída:

Cobrada no momento do resgate total das cotas caso aconteça antes de um prazo preestabelecido.

Tributação

A tributação dos fundos de investimento varia de acordo com o tipo de fundo e o prazo de aplicação dos recursos.

FUNDO DE AÇÕES

PrazoAlíquota IR
Independente do prazo de aplicação15%

FUNDO DE TRIBUTAÇÃO DE LONGO PRAZO*

PrazoAlíquota IR
Até 180 dias22,5%
De 181 a 360 dias20%
De 361 a 720 dias17,5%
Acima de 720 dias15%

FUNDOS DE TRIBUTAÇÃO DE CURTO PRAZO*

PrazoAlíquota IR
Até 180 dias22,5%
Acima de 180 dias20%
  • O Imposto de Renda é cobrado semestralmente sobre o rendimento das cotas. No jargão, é o que o mercado chama de "come cotas".
  • No caso de resgate em prazo inferior a 30 dias da aplicação do recurso, há também a incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
  • Longo prazo se refere a fundos cuja carteira de títulos tenha prazo médio acima de 365 dias, e curto prazo aos fundos com títulos de prazo médio inferior a 365 dias.

Este site contém informações resumidas. Os regulamentos completos dos Planos de Previdência da BTG Pactual Vida e Previdência S/A deverão ser lidos previamente a sua contratação. Os direitos e obrigações das partes estão definidos na Proposta e nos Regulamentos do plano contratado. Os recursos dos Planos de Previdência da BTG Pactual Vida e Previdência S/A são aplicados em Fundos de Investimento que não possuem garantia de rentabilidade podendo, inclusive, ter rentabilidade negativa.  O investimento não conta com garantia do administrador, do gestor de qualquer mecanismo de seguro ou do Fundo Garantidor de Crédito - FGC. É recomendada a leitura atenta do regulamento e prospecto antes de investir. O registro do plano na Susep não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação de comercialização. O Participante/Segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros no site www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na Susep, nome completo, CNPJ ou CPF. BTG Pactual Vida e Previdência S/A - CNPJ: 19.449.767/0001-20. Processos SUSEP PGBL: 15414.901924/2014-44 e VGBL: 15414.901922/2014-55.

Fundos de investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. É recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. Os investidores devem estar preparados para aceitar os riscos inerentes aos diversos mercados em que os fundos atuam e, consequentemente, possíveis variações no patrimônio investido. Os produtos e serviços aqui mencionados podem não estar disponíveis em todas as jurisdições ou para determinadas categorias de investidores. Adicionalmente, a legislação e regulamentação de proteção a investidores de determinadas jurisdições/países, pode não se aplicar a produtos e serviços registrados em outras jurisdições/países, sujeitos à legislação e regulamentação respectivamente aplicáveis, além de previsões contratuais específicas.

Anbima

RI e Debêntures não contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). CDB, LCI e LCA contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que garante a devolução do principal investido acrescido de juros referente a rendimentos, na hipótese da incapacidade de pagamento da instituição financeira, de até R$ 250 mil, por CPF ou CNPJ. Os riscos da operação com títulos de renda fixa estão na capacidade de o emissor (governo, em se tratando de títulos públicos, empresa ou instituições financeiras, em se tratando de títulos privados) honrar a dívida (risco de crédito); na impossibilidade de venda do título ou na ausência de investidores interessados em adquiri-lo (risco de liquidez); e na possibilidade de variação da taxa de juros e dos indexadores (risco de mercado). Em se tratando de título privado, o risco de mercado inclui, ainda, o chamado prêmio do risco, que é aquele inerente à capacidade de pagamento da emissora do título. Muito importante a adequada compreensão da natureza, forma de rentabilidade e riscos dos títulos de renda fixa antes da sua aquisição. As informações aqui disponibilizadas não possuem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).

Anbima