Fundos Cambiais

Se proteja frente à flutuação
cambial e as oscilações do dólar

Fundos Cambiais são uma modalidade de investimento atrelada
a variação d de uma moeda estrangeira. Os mais comuns são os que acompanham
a oscilação do dólar, mas é possível encontrar fundos que acompanhem
outras moedas também.

Onde investem os fundos cambiais?

Esses fundos não são negociados em bolsa, mas sim geridos por instituições financeiras e distribuídos em plataformas como o do BTG Pactual digital. Os fundos cambiais precisam ter seus investimentos atrelados ao desempenho de moedas estrangeiras, e suas aplicações são feitas de modo a proteger o capital contra mudanças no câmbio, tais como derivativos ou operações de Swap.

Os fundos mais frequentes são os que têm seu desempenho atrelado às variações do dólar e do euro, sendo impactados diretamente em momentos de variação dessas moedas e tendo um bom desempenho em caso de alta da moeda, por exemplo.

Vantagens e riscos

A principal vantagem desse investimento é a oportunidade de acompanhar o desempenho de uma moeda estrangeira com liquidez, minimizando os riscos de eventuais choques nesse campo. Contudo, é preciso entender que esse é um mercado extremamente volátil e não indicado para aplicar uma grande parcela de seu patrimônio. Se, por um lado, em um cenário de alta do dólar, esse fundo tem uma performance positiva, por outro, em momentos de queda eles sofrerem diretamente.

Para quem se destina?

Os fundos cambiais são indicados para quem quer proteger seu patrimônio em relação a oscilações fortes de outras moedas contra o real. Pode ser interessante no caso de uma viagem para o exterior ou mesmo morar em outro país, por exemplo, além de serem uma boa alternativa para fazer um hedge (proteção) na carteira de investimentos.

Tributação e taxas

A tributação de Imposto de Renda sobre os fundos cambiais funciona da mesma forma que os fundos de renda fixa, indo de 22,5% sobre a rentabilidade para aplicações de até 180 dias à 15% para aplicações com prazo superior a 720 dias. Adicionalmente, para aplicações resgatadas em menos de 30 dias, há incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), um imposto mais agressivo, que chega a 96% da rentabilidade em investimentos com apenas um dia e 3% para investimentos com 29 dias de duração, até ser zerado para investimentos com 30 dias ou mais.

Como investir em fundos cambiais?

Para investir em fundos cambiais, é preciso ter uma conta aberta com o BTG Pactual digital, e identificar o fundo que deseja investir, se o perfil de risco dele for compatível com o seu, é só fazer sua aplicação. No BTG é possível investir pelo aplicativo sem nenhum tipo de dor de cabeça.

Fundos cambiais disponíveis no BTG

Você está a um passo para investir com mais segurança e tranquilidade.
Crie sua conta agora


Preencha com seu nome

Preencha com seu e-mail

Preencha com seu telefone

Está com dúvidas? Entre em contato com a gente!

ENTRE EM CONTATO

Esta instituição é aderente ao código ANBIMA de regulação e melhores práticas para atividade de distribuição de produtos e investimentos no varejo.

Fundos de investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. É recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. Os investidores devem estar preparados para aceitar os riscos inerentes aos diversos mercados em que os fundos atuam e, consequentemente, possíveis variações no patrimônio investido. Os produtos e serviços aqui mencionados podem não estar disponíveis em todas as jurisdições ou para determinadas categorias de investidores. Adicionalmente, a legislação e regulamentação de proteção a investidores de determinadas jurisdições/países, pode não se aplicar a produtos e serviços registrados em outras jurisdições/países, sujeitos à legislação e regulamentação respectivamente aplicáveis, além de previsões contratuais específicas.

Anbima Anbima