Conheça o PIMCO Income, o fundo de investimento internacional

Tem novidade no canal!

Dessa vez, para falar sobre o fundo de investimento internacional PIMCO Income, trouxemos Luiz Oliveira, responsável pela área de desenvolvimento de negócios da gestora global PIMCO.

Confira trechos da entrevista:

Glória: Falando sobre o fundo que a gente segue a estratégia aqui no BTG Pactual Digital, como ele funciona e o que é esse fundo exatamente?

Luiz: Perfeito, a idéia desse produto aqui no Brasil, é ele ser apenas um conduíte, um veículo, e os ativos são investidos basicamente 100% no exterior em um fundo de renda fixa global de mesmo nome, chamado PIMCO Income.

E esse fundo lá fora, a estratégia já existe desde 2007.

Glória: Luíz, aproveitando que você está falando de renda fixa. Porque investir em ativos de renda fixa fora do país se uma das maiores taxas de juros está aqui no Brasil?

Luiz: A sua pergunta acho que faz todo sentido, basicamente a idéia desse produto é
tentar ajudar o cliente a investir fora do Brasil.

E porque as pessoas inicialmente investem fora do seu próprio país?

Elas o fazem basicamente para tentar atingir dois objetivos.

Número 1: tentar aumentar o seu retorno potencial.

Número 2: tentar diversificar os seus riscos.

Você tem toda a razão quando você fala aqui é a taxa de juros no Brasil são muito
altas. A PIMCO mesmo, como gestora global, já investe no país há dezenas de anos
E quando a gente olha o Brasil, a gente acha que o Brasil tem coisas muito interessantes e muito atrativas e algumas coisas que não são tão interessantes assim.

O que é muito atrativo no Brasil? Taxa de juros, o Brasil é internacionalmente conhecido por ter taxa de juros reais e nominais muito elevadas.

Por outro lado, no nosso ponto de vista, alguns ativos não são tão bem precificados aqui no Brasil. Por exemplo a parte de prêmios de risco não é algo tão atrativo no Brasil.

O exemplo que eu sempre dou é pensar num papel de uma debênture, por exemplo.

Você como investidora deveria, quando compra um papel como esse, receber quatro
componentes de retorno: uma delas é o CDI ou a SELIC como ponto de partida e você deveria receber três prêmios de risco: um prêmio de risco de crédito, um
prêmio de risco de liquidez e um prêmio de risco de taxa de juros.

Mas na prática, dada a dinâmica do mercado, quando você vai comprar um papel como esse, em geral você recebe um prêmio muito pequenininho. Eu costumo dizer que é até um prêmio de consolação.

A idéia do PIMCO Income é tentar combinar o que o Brasil tem de melhor, que é o CDI, com que o mundo tem de melhor em termos de prêmio de risco.

E como a gente faz esse casamento? A gente faz esse casamento através da cobertura cambial ou o que no mercado a gente conhece como Hedge de moedas.

Ao fazer essa proteção cambial, a gente consegue capturar uma boa parte do
CDI e consegue investir no fundo lá fora, diversificando o risco do cliente.

Glória: Qual é o maior diferencial do fundo?

Luiz: Os principais diferenciais do fundo são os seguintes: é uma estratégia relativamente líquida, o cliente pode entrar e sair da estratégia sempre às quartas-feiras, resgatou numa quarta feira a liquidação financeira acontece na quinta feira da semana seguinte, a menos que tenha algum feriado aqui ou no exterior.

E além disso, esse fundo tem por objetivo de retorno CDI mais 3% ao ano. E como ele investe virtualmente 100% dos ativos fora do Brasil, a ideia é que ele tenha uma baixa correlação com os ativos aqui no Brasil.

Então esse fundo ele tem um propósito de ajudar o investidor a tentar aumentar um pouquinho o seu retorno, ao mesmo tempo diversificando a carteira do cliente, uma opção bastante líquida.

Para mais informações sobre o fundo e como investir, confira o vídeo:

As informações contidas nesta apresentação não podem ser consideradas como única fonte de informações no processo decisório do investidor, que, antes de tomar qualquer decisão, deverá realizar uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos, face aos seus objetivos pessoais e ao seu perfil de risco (“Suitability”). RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. Assim, não é possível prever o desempenho futuro de um investimento a partir da variação de seu valor de mercado no passado. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. É recomendada a leitura cuidadosa do Formulário de Informações Complementares e regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. Este Fundo está autorizado a realizar aplicações em ativos financeiros no exterior. Este Fundo utiliza estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas.

Deixe seu comentário 0