COE: o que é e como funciona [Vídeo]

O COE (ou Certificado de Operações Estruturadas) é um tipo de investimento relativamente novo no Brasil, que une elementos de Renda Fixa e Variável, em que seu capital fica parcialmente ou totalmente protegido contra perdas.

No caso dos investimentos em COE com capital protegido, você minimiza ou elimina sua perda se no vencimento o resultado for negativo, mas ganha se for positivo. Ou seja, um investimento com o baixo risco da Renda Fixa e o possível retorno da Renda Variável.

O retorno desse investimento é atrelado a ativos e índices, tais como câmbio, inflação, ações e ativos internacionais, que possuem, em geral, difícil acesso para pessoas físicas.

Glória: Qual você diria que é a principal vantagem deste produto?

Fábio: Eu acho que tem duas grandes vantagens. Eu acho que a primeira grande vantagem, ele é um instrumento muito flexível, então ele se adequa a diferentes perfis de investidores.

Então por exemplo um investidor que é mais conservador, ele pode fazer uma operação que tenha cenários, em que o pior cenário ele recebe o dinheiro que ele investiu de volta, que é conhecido como operação de capital garantido.

Já o investidor arrojado, ele já pode até querer correr o risco de perder um pedacinho do capital dele em um determinado cenário para ter uma remuneração mais interessante em um outro cenário que ele acha mais provável de acontecer.

E fora isso você pode escolher diferentes ativos como referência, você pode utilizar ativos como o dólar, o Ibovespa, a inflação, e em prazos diferentes. Então tudo isso dá uma caída já, um monte de flexibilidades do produto, que eu acho que é a principal característica deste produto.

E acho que o segundo ponto que eu destacaria, é justamente por conta dessa
flexibilidade, a possibilidade de você poder investir em ativos, em mercados que são mais difíceis, principalmente para a pessoa física. Então você pode pensar em investir, por exemplo em dólar, você pode pensar em investir em commodities ou até mesmo por exemplo em ações ou índice de ações de mercados internacionais.

Então o COE propicia essa possibilidade ao investidor. Essa flexibilidade e esse acesso a novos mercados eu diria que são as duas grandes vantagens do produto.

Principais características do COE:

  • Atende todos os perfis de investidores
  • Diferentes prazos
  • Acompanhamento de rendimento em um único ativo
  • Possibilidade de acesso a novos mercados
  • Tributação de acordo com tabela regressiva de Renda Fixa
  • Aplicação mínima definida pelo banco emissor

Saiba mais sobre o tema e a diferença entre investimentos em COE e CDB, com o especialista Fábio Zenaro.

O RECEBIMENTO DOS PAGAMENTOS DESTE CERTIFICADO ESTÁ SUJEITO AO RISCO DE CRÉDITO DO SEU EMISSOR. ESTE CERTIFICADO NÃO CONTA COM GARANTIA DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. A DISPONIBILIZAÇÃO DESTE DOCUMENTO NÃO IMPLICA GARANTIA DE VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES PRESTADAS, OU JULGAMENTO SOBRE A QUALIDADE DO COE OU DE SEU EMISSOR.
Leia o DIE para informações adicionais.
O Emissor e Investidor declaram, individualmente, que: (i) estão agindo por conta própria, tendo tomado de forma independente a decisão quanto a realizar a presente operação, bem como quanto à adequação e conveniência da mesma, com base em critérios próprios e, na medida em que cada uma considerou necessária, na opinião de seus próprios consultores; (ii) estão cientes dos riscos inerentes à operação e têm conhecimento e experiência dentro do mercado de derivativos, suficientes para entender a estrutura da operação e os critérios determinados neste instrumento, com os quais concordam sem restrições; (iii) tiveram prévio acesso a todas as informações que julgavam necessárias à sua decisão independente de celebração desta operação.
Esse material é um breve resumo de cunho meramente informativo, preparado e distribuído pela área Structured Products do Banco BTG Pactual S.A. (“BTG Pactual”), não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 388, de 30 de Abril de 2003, e não tendo como objetivo a recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento ou produto específico. Embora as informações e opiniões expressas neste documento tenham sido obtidas de fontes confiáveis e fidedignas, nenhuma garantia ou responsabilidade, expressa ou implícita, é feita a respeito da exatidão, fidelidade e/ou totalidade das informações. Todas as informações, opiniões e valores eventualmente indicados estão sujeitos à alteração sem prévio aviso. Esse material não deve servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor, que, antes de tomar qualquer decisão, deverá realizar uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos, face aos seus objetivos pessoais e ao seu perfil de risco (“Suitability”). É importante ressaltar que rentabilidade passada não representa nenhuma garantia de desempenho futuro. Assim, não é possível prever o desempenho futuro de um investimento a partir da variação de seu valor de mercado no passado. Ressaltamos que as opiniões e projeções aqui apresentadas representam a opinião da área Structured Products do BTG Pactual, mas não necessariamente a opinião institucional do BTG Pactual, podendo o BTG Pactual, suas subsidiárias e/ou seus empregados podem, eventualmente, possuir uma posição comprada ou vendida, atuar em nome próprio e/ou como coordenador ou agente em operações envolvendo ações ou demais investimentos relevantes. Além disso, podem prestar serviços inclusive de consultoria ao emissor de número significativo de ações ou a companhia a ele ligada. Apesar do presente material refletir as condições econômicas da época em que foi elaborada, não há segurança de que uma transação possa, de fato, ser contratada nos níveis aqui especificados. O Banco BTG Pactual S.A. não fornece qualquer tipo de aconselhamento tributário para seus produtos de investimento. Clientes devem, portanto buscar informações, se acharem necessário, junto a provedores confiáveis. As informações sobre tributação incluídas nesta apresentação abarcam apenas uma visão geral das consequências tributárias desse produto para fins de IRFonte/ IR Ganhos líquidos, e podem não ser aplicáveis a todos os tipos de Investidores, que deve estar ciente que a legislação tributária pode ser alterada no decorrer da operação. Nem tudo o que é mencionado está disponível em todas as jurisdições. Algumas categorias de serviços e produtos financeiros podem apresentar restrições legais para residentes e cidadãos de certos países. Aprovado e veiculado pelo BTG Pactual, esse material não deve ser reproduzido ou ter suas cópias circuladas sem sua prévia autorização.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário 0