Investimentos

Você sabia que dá para investir em bolsa sem risco de queda?

Caro Investidor,

Acredito que você esteja ouvindo falar muito de um produto chamado COE (Certificado de operações Estruturadas), o motivo desse artigo é desmistificar esse investimento que para muitos parece algo complexo e exclusivo para grandes fortunas e mostrar quando esta aplicação faz sentido.

Entendendo o COE:

Esse produto é mundialmente conhecido como Notas Estruturadas (Structured Notes), muito difundido no mercado americano devido sua estrutura extremamente versátil. Basicamente é um instrumento que permite o investimento em qualquer ativo financeiro, listado em bolsa de valores ou não e ainda em algumas situações com a garantia de 100% do capital investido.

Mas como isso é possível? Vamos pensar no COE como um produto empacotado, isso quer dizer que ele é formado a partir de uma combinação de ativos e derivativos que combinados possibilitam uma quase infinita possibilidade de características. Montar toda essa operação estruturada não é algo simples. Nessa etapa os bancos de investimentos contam com especialistas que tornam esse processo rápido, simples e entregaram aos seus clientes o produto em um par de cliques, principalmente os bancos digitais.

Os parâmetros de rentabilidade de cada COE são estabelecidos pelo emissor do papel com base nas projeções futuras do ativo índice escolhido, sendo possível apostar tanto na alta quanto na queda dos números. Desse modo, o retorno é definido para cada cenário possível ao fim do contrato de investimento.

Por exemplo: vamos imaginar um COE com prazo de seis meses com capital protegido e que remunera com ganhos de até 20% em uma valorização de uma ação X neste período. O investidor que acredita nos fundamentos deste papel, mas com menos estômago para entrar diretamente no mercado de ações, aplica seu dinheiro neste COE de modo a garantir proteção contra uma turbulência que possa acontecer com este papel no tempo de investimento, mas capturando uma eventual alta que aconteça.

Como ele se encaixa no seu portfolio:

O principal diferencial desse produto é permitir a qualquer investidor o acesso aos mais diversos mercados globais e estratégias de uma maneira prática e segura. Além dos retornos mais atrativos, o investimento em COE também possibilita a diversificação da carteira de investimentos. Mesmo sem grandes conhecimentos sobre o mercado de renda variável é possível investir em diversos ativos que dificilmente seriam acessados de maneira individual.

Outra vantagem é a tributação simplificada, com incidência apenas de Imposto de Renda, independentemente do ativo escolhido. A cobrança obedece à mesma tabela regressiva dos investimentos em renda fixa, reduzindo a alíquota conforme o tempo de aplicação — de 22,5% para aplicações de até 6 meses e 15% para aplicações de mais de dois anos.

Até a próxima,

Jerson Zanlorenzi

Jerson Zanlorenzi:

Jerson Zanlorenzi é responsável pela mesa de derivativos e produtos estruturados do BTG Pactual digital, formado em Administração e Ciências Contábeis pelo IBMEC-RJ, também trabalhou como Sales Trader na Ágora Corretora e estrategista de renda variável na Brasif Gestão.

Deixe seu comentário 0

Posts relacionados

Você está a um passo para investir com mais segurança e tranquilidade.
Crie sua conta agora


Preencha com seu nome

Preencha com seu e-mail

Preencha com seu telefone

Está com dúvidas? Entre em contato com a gente!

ENTRE EM CONTATO

O Grupo BTG Pactual (“BTG Pactual”) não fornece opiniões jurídicas ou tributárias. Sendo assim, essa apresentação não constitui aconselhamento legal de qualquer natureza. Essa apresentação é um breve resumo de cunho meramente informativo, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, de 03 de maio de 2018, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico. Embora as informações e opiniões expressas aqui tenham sido obtidas de fontes confiáveis e fidedignas, nenhuma garantia ou responsabilidade, expressa ou implícita é feita a respeito da exatidão, fidelidade e/ou totalidade das informações. Todas as informações, opiniões e valores eventualmente indicados estão sujeitos à alteração sem prévio aviso. Ressaltamos também, que as opiniões expressas neste material refletem a opinião do respectivo profissional convidado e não necessariamente expressam a opinião do BTG Pactual, não devendo ser tratadas como tal. As informações contidas nesta apresentação não podem ser consideradas como única fonte de informações no processo decisório do investidor, que, antes de tomar qualquer decisão, deverá realizar uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos, face aos seus objetivos pessoais e ao seu perfil de risco ("Suitability"). Para maiores informações, acesse www.btgpactualdigital.com

Os riscos da operação com títulos de renda fixa (CDB, LCI e LCA) estão na capacidade de o emissor honrar a dívida; na impossibilidade de venda do título ou na ausência de investidores interessados em adquiri-lo; e na possibilidade de variação da taxa de juros e dos indexadores. É importante a adequada compreensão da natureza, forma de rentabilidade e riscos dos títulos de renda fixa antes da sua aquisição. CDB, LCI e LCA contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que garante a devolução do principal investido acrescido de juros referente a rendimentos, na hipótese da incapacidade de pagamento da instituição financeira, de até R$ 250 mil reais por CPF e por instituição financeira, considerando o limite de garantia de R$ 1 milhão para cada período de quatro anos.

FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. E recomendada a leitura cuidadosa do Formulário de Informações Complementares e Regulamento do Fundo de Investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos.

Ressaltamos que as opiniões e projeções referente COE, aqui apresentadas representam a opinião da área Structured Products do BTG Pactual, mas não necessariamente a opinião institucional do BTG Pactual, podendo o BTG Pactual, suas subsidiárias e/ou seus empregados podem, eventualmente, possuir uma posição comprada ou vendida, atuar em nome próprio e/ou como coordenador ou agente em operações envolvendo ações ou demais investimentos relevantes. COE NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA.

Os regulamentos completos dos Planos de Previdência da BTG Pactual Vida e Previdência S/A deverão ser lidos previamente a sua contratação. Os direitos e obrigações das partes estão definidos na Proposta e nos Regulamentos do plano contratado. É recomendada a leitura cuidadosa do regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. O registro do plano na Susep não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação de comercialização. O Participante/Segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros no site www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na Susep, nome completo, CNPJ ou CPF. BTG Pactual Vida e Previdência S/A - CNPJ: 19.449.767/0001-20. Processos SUSEP PGBL: 15414.901924/2014-44 e VGBL: 15414.901922/2014-55.

Fundos de investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. É recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. Os investidores devem estar preparados para aceitar os riscos inerentes aos diversos mercados em que os fundos atuam e, consequentemente, possíveis variações no patrimônio investido. Os produtos e serviços aqui mencionados podem não estar disponíveis em todas as jurisdições ou para determinadas categorias de investidores. Adicionalmente, a legislação e regulamentação de proteção a investidores de determinadas jurisdições/países, pode não se aplicar a produtos e serviços registrados em outras jurisdições/países, sujeitos à legislação e regulamentação respectivamente aplicáveis, além de previsões contratuais específicas.

Anbima Anbima