Todos os impostos e taxas cobrados para investir no Tesouro Direto

O Tesouro Direto é uma excelente porta de entrada para quem está começando a dar seus primeiros passos fora da poupança, uma vez que os títulos oferecidos por este programa são extremamente seguros, contam com um valor mínimo de investimento de R$ 30 e têm liquidez diária. No entanto, entre as principais barreiras para esse investimento, está o desconhecimento. Afinal, é preciso não apenas saber as diferentes características de remuneração de cada papel, como também quais são as taxas e impostos que você encontra ao investir nesse produto.

Taxas

Geralmente, a principal taxa para investir no Tesouro Direto é a de administração, cobrada pela instituição financeira que você decide aplicar seu dinheiro. Enquanto nas corretoras de bancos tradicionais essa taxa pode chegar a até 0,5% ao ano, clientes do BTG Pactual digital são totalmente isentos dessa cobrança.

Além disso, o outro custo é a taxa cobrada pela Bolsa referente ao serviço de guarda dos títulos e às informações e movimentações dos saldos, que é de 0,3% ao ano sobre o valor investido. Essa cobrança é obrigatória para todos os investidores e acontece semestralmente, nos meses de janeiro e julho e também no encerramento de posição, venda antecipada e determinados eventos de custódia, como resgate do principal e pagamento de juros.

Impostos

O investimento no Tesouro Direto também sofre taxação de Imposto de Renda. Nesse caso, a mordida do Leão incide apenas sobre a rentabilidade recebida, indo de uma cobrança máxima de 22,5% para investimentos de até 180 dias até 15% para aplicações com um prazo superior a 720 dias. Na hora de aplicar, vale se lembrar que, quanto mais tempo deixar seu dinheiro investido, menores serão as alíquotas dos impostos a serem pagos.

Prazo de AplicaçãoAlíquota IR
Acima de 720 dias15%
Até 180 dias22,5%
De 181 a 360 dias20%
De 361 a 720 dias17,5%

Outro tributo sobre o Tesouro Direto é o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), mas, nesse caso, só há incidência sobre investimentos com prazo de até 29 dias. Esse é um imposto mais agressivo, e pode chegar a 96% sobre os rendimentos no caso de aplicações resgatadas em apenas um dia de aplicação.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário 0