Investimentos

Robo Advisor: o que é, como funciona, vantagens e desvantagens

Você já ouviu falar em Robo Advisor? Essa expressão é cada vez mais usada no mercado financeiro brasileiro. Trata-se de um instrumento para criação de portfólio de investimentos, ou seja, uma carteira de investimentos automática personalizada para você.

A diferença é que, em vez do auxílio de um gestor, o investidor conta com um algoritmo, que usa as informações fornecidas pelo usuário para criar uma carteira diversificada, de acordo com o perfil desejado de risco, vencimentos e rendimentos.

Uma das vantagens do “assessor robô” é que ele tem uma taxa de administração mais baixa – ou gratuita, no caso do BTG Pactual digital – já que não depende do envolvimento direto de uma pessoa na alocação de recursos.

Ficou interessado? Veja o que você vai aprender neste artigo:

  • Como funciona um robô advisor na prática
  • Qual é a diferença de custo de um robô advisor para um fundo multimercado?
  • Quais são as vantagens e desvantagens
  • Quais são as diferenças entre robô advisor e robô trader
  • Quais são os riscos envolvidos?

O que é um robo advisor?

O robô advisor é um serviço de planejamento de investimentos automatizado, ou seja, sem intervenção humana.

Ele parte de mecanismos de inteligência artificial como usados por Google e Facebook: a partir de informações fornecidas pelo cliente, o algoritmo advisor irá desenvolver as melhores estratégias para as aplicações de acordo com o seu perfil e o prazo de manutenção desses investimentos.

Após as primeiras informações repassadas pelo cliente, o robô está apto a aprimorar o seu desempenho.

De forma geral, ele é visto como uma forma de diminuir os obstáculos impostos pelos usuários com receio de se aventurar pelo mercado financeiro.

Assim, em vez de precisarem pagar por um gestor humano, eles contam com uma máquina inteligente, que calcula todos os fatores envolvidos para entregar os melhores resultados.

Com número menor de intermediários, custos mais baixos e ainda auxílio no momento de decidir os investimentos, essa é uma opção que deverá ganhar ainda mais espaço em um futuro próximo.

Essa perspectiva está em linha com a orientação de diversificar os investimentos, já que esse tipo de instrumento de automatização favorece a aplicação em diferentes ativos.

Para um investidor que não dispõe de conhecimento técnico ou experiência em renda fixa e variável, os algoritmos ajudam a encontrar os melhores rendimentos, sempre respeitando o perfil de tolerância de risco do usuário.

Ou seja, o robô não aplica seu dinheiro no investimento mais rentável, de longo prazo, se você dispuser daquela quantia apenas por seis meses.

O prazo, o vencimento desejado, a quantia inicial e a tolerância a flutuações são características levadas em conta pelo robô advisor.

Agora que você entendeu o que são esses algoritmos, vamos descobrir como funciona o investimento por meio desse sistema.

Como funciona um investimento via robo advisor?

O principal objetivo de um robô advisor está alinhado com uma das maiores recomendações dos educadores financeiros: a diversificação da carteira de investimentos.

Para iniciar, o investidor deverá procurar um banco ou corretora que ofereça o serviço e preencher um formulário virtual.

Essas questões são fundamentais para um bom resultado do sistema, pois a partir das respostas o robô terá acesso às suas informações pessoais e perfil de investidor.

Por exemplo, com os dados é possível saber se tomar mais risco em busca de rentabilidades mais agressivas é a melhor opção ou a segurança da aplicação é a prioridade.

Feito isso, os recursos disponibilizados para investimento são transferidos para o banco ou corretora e o algoritmo passa a procurar entre as centenas de modalidades existentes as que melhor se adequam ao perfil daquele cliente.

Concluída esta etapa, o robô indica as opções escolhidas e é realizada a compra dos ativos financeiros.

Para quem é indicado?

Investidores com pouca experiência no mercado financeiro que não conhecem as diversas opções oferecidas, estão entre os principais beneficiados pelo serviço do robo advisor.

A alternativa é indicada normalmente para clientes com possibilidade de aplicar os recursos a médio e longo prazo e que não tenham tempo para uma análise precisa do mercado de investimentos.

De qualquer forma, para a construção de uma carteira ideal, é preciso ter algum volume de recursos, a fim de diversificar os ativos e, assim, maximizar os ganhos e minimizar as perdas em qualquer cenário.

Além disso, é importante verificar quanto da rentabilidade é comprometida pela taxa de administração cobrada pelo uso do robo advisor, que, normalmente, não é elevada.

Importância do robo advisor

A possibilidade de aproximar o universo dos investimentos da população é o que tem dado mais destaque ao robo advisor desde que a alternativa foi disponibilizada ao público.

A chance de que clientes com pouco conhecimento sobre as possibilidades de investimento ganhem espaço beneficia a todo o mercado financeiro, pois trazem mais recursos e possibilidades para a economia.

Além disso, não é preciso ter um objetivo específico no momento de investir. O robo pode sempre procurar com segurança entre diversas opções, ampliando as possibilidades para muito além da tradicional caderneta de poupança.

Então, se você está ainda engatinhando nesse mundo de aplicações, vale a pena conhecer o serviço do robo advisor.

Como forma de diversificação de investimento, ele vai oferecer muitos caminhos para diminuir os seus riscos.

Se o seu interesse é reduzir o risco, é necessário entender a diferença entre robo advisor e trader, como veremos abaixo.

Diferença entre robo advisor e robo trader

Enquanto o robo adviser é indicado para investidores com objetivos de médio e longo prazo, existe uma outra possibilidade automatizada de investir.

Robo trader é o nome de um outro tipo de instrumento automatizado de investimento, que opera de forma mais específica no mercado de renda variável.

Assim, ele é mais indicado para aquele cliente com perfil menos conservador, disposto a tomar um risco maior em busca de lucro.

A sua atuação é especializada para operações de curto prazo, em especial eles fazem Day Trade, que é quando as posições são realizadas em um mesmo dia.

Existem muitas vantagens do robo trader para o investidor. A mais falada é a de atenuar as possibilidades de erro no momento de aplicar, uma vez que as decisões tomadas por ele são feitas de forma objetiva, sem emoção.

Grande parte dos equívocos e dores de cabeça no mercado de ações, que muitas vezes levam a uma volta aos investimentos de renda fixa, são as decisões tomadas por impulso, com a possibilidade imediata de ganhos acima das expectativas.

De forma simples, podemos sintetizar a diferença entre o robo advisor e o robo trader por sua função básica.

Enquanto o primeiro auxilia na construção de uma carteira, especialmente com foco em médio e longo prazo, o segundo atua nas operações na bolsa de valores, com foco total no curto prazo.

Nada impede, portanto, que um investidor utilize os dois serviços: um para montar seu portfólio e outro para atuar na renda variável (ações).

O robo trader exige um pouco mais de atenção do cliente. O robo executa a estratégia definida inicialmente, mas o interessado ainda assim precisa acompanhar com alguma frequência os resultados do mercado financeiro para realizar ajustes de rota.

Normalmente, o investidor define algumas diretrizes de atuação para o robo, que obedece aqueles padrões e os ajusta de acordo com a situação, de olho nos gráficos dos papéis.

Por enquanto, os robos que atuam na renda variável são aqueles que operam conforme a análise grafista, e não fundamentalista. Ou seja, eles verificam as oscilações do papel e apontam tendências de acordo com o histórico.

Robo advisor no Brasil e no mundo

A história do robo advisor no mundo remonta ao final da década de 2000 e início da década de 2010.

Empresas do conhecido Vale do Silício, nos Estados Unidos, berço de grande parte das inovações tecnológicas que reconhecemos no dia a dia, investiram na criação de soluções voltadas às finanças, as chamadas Fintechs.

Nesse período, as primeiras companhias começaram a oferecer a modalidade no país.

Desde então, o mercado não para de crescer. As estimativas são de que até o final da década de 2010 os valores negociados com o auxílio do robo advisor ultrapassem os US$ 200 bilhões em todo o mundo.

No Brasil, a história do robo advisor é um pouco mais recente, a partir da metade desta década. Em 2017, ainda são poucas as empresas do país que oferecem essa possibilidade ao investidor, mas o mercado está em expansão.

Entre as principais modalidades que podem se beneficiar do crescimento no uso do robo advisor, estão as chamadas ETFs.

Os Exchange Traded Funds são fundos de ações que buscam replicar a carteira de um índice de referência no mercado. No Brasil ainda temos poucos exemplos de ETFs – pouco menos de 20, enquanto nos EUA esse número chega a quase 2.000.

Os ETFs são fundos de investimento passivos, ou seja, simplesmente buscam a mesma rentabilidade de um índice usado como referência. Essa modalidade de investimento tem um custo menor de administração, por ter um menor número de profissionais para cuidar da aplicação financeira.

Vantagens do Robo Advisor

Confira abaixo algumas das características mais interessantes na utilização de um robo advisor para definir sua carteira de investimentos:

Custo baixo

O custo baixo é uma das características mais destacadas do uso do robo advisor em todo o mundo. Imagine consultar inúmeras possibilidades de investimento, avaliá-las e monitorá-las sem interrupção.

Uma gestão profissional tornaria praticamente inviável a possibilidade. Pelo fato de permitirem a automatização de grande parte dos serviços, sem presença humana, a necessidade de pagar por eles despenca.

Sem conflitos de interesses

Infelizmente, no mercado financeiro muitas vezes os interessados não encontram as melhores recomendações de profissionais.

A possibilidade de uma maior comissão a um assessor pode fazê-lo desviar da atenção principal, que é a de fazer os recursos do cliente obterem a melhor rentabilidade.

Ao optar pelo robo advisor, a certeza será pela procura dos melhores produtos, sem se preocupar com o cumprimento de metas ou outras questões características de muitas instituições financeiras.

Avaliação menos sujeita a erros – “Emoção zero”

Somos todos humanos e sabemos que as decisões que tomamos na vida estão carregadas de alguma emoção.

No mercado financeiro, isso pode ser bastante prejudicial, especialmente para o investidor iniciante.

Os altos e baixos, permeados de mudanças de uma hora para outra no cenário econômico podem tirar o foco e confundir o interessado, problema que este não terá se optar pelo robo advisor.

Elaboração rápida de carteira

Uma vez informados os objetivos e o seu perfil de investidor, ação realizada inicialmente com o preenchimento do formulário, um robo advisor pode construir uma carteira de investimentos diversificada em poucos minutos.

O algoritmo possibilita essa agilidade, que depois se traduz em adaptações fáceis da carteira.

Desvantagens

A seguir, veja algumas das características que podem ser consideradas desvantagens nesse tipo de aplicação.

Sem contato humano

Sim, o robo pode trazer muitas vantagens para momentos de tomada fria de decisão, no entanto a falta de contato humano pode ser um obstáculo para algumas pessoas.

Se o cliente considera ideal contar com um assessor de investimentos para conversar, essa pode não ser a melhor opção.

Serviços limitados

O robo advisor ainda é uma alternativa recente e, no Brasil, ainda não conta com todas as opções que já estão disponíveis em algumas partes do mundo, especialmente nos Estados Unidos.

Se quando o assunto for a definição da carteira de investimentos o robo costuma oferecer um excelente serviço, quando o tema for além será preciso contratar outros profissionais para auxiliar na tarefa.

Desconhecimento do mercado

Ok, é muito bom ter algum profissional ou um robo para escolher as melhores opções de investimento.

Ainda assim, isso não tira a responsabilidade do investidor, certo?

É sempre recomendado ter algum conhecimento sobre o terreno em que se está pisando, especialmente quando se trata de mercado financeiro, mesmo que a atuação não chegue à linha de frente.

Quais são os riscos envolvidos?

Como dissemos aqui, utilizar robos para investir é uma ótima alternativa especialmente para investidores iniciantes e que não tenham um conhecimento aprofundado do mercado de investimentos. O robo advisor não buscará prejudicar o cliente e sempre será fiel às orientações e objetivos informados pelo usuário.

Por outro lado, quem não está tão seguro em terceirizar a responsabilidade sobre a formação e gestão das aplicações a um software pode ter problemas.

Como em todo movimento financeiro, é preciso levantar os prós e contras de cada alternativa e avaliar se combina com o perfil do cliente.

Na prática, mesmo com o auxílio de um robo, o investidor precisa monitorar seus investimentos, acompanhar o mercado e buscar conhecimento para aplicar cada vez melhor seu dinheiro.

No Brasil, é bastante limitado o número de opções de robos advisors. Abaixo, confira como funciona o serviço oferecido pelo BTG Pactual digital.

Conheça o Robo Advisor do BTG Pactual digital:

Conclusão

Como vimos, o robo advisor pode ser um instrumento muito interessante para os seus investimentos.

Uma das principais vantagens que ele oferece é a praticidade na diversificação de portfólio, um dos maiores entraves de investidores que ainda estão dando seus primeiros passos na renda fixa e variável.

Para quem está começando, não é fácil identificar as melhores oportunidades de rendimentos, já que são muitos fatores e riscos essenciais para o cálculo.

Nessa montagem de carteira, o robo advisor recebe as informações dadas pelo investidor e faz o trabalho de definir alocações e ativos para que o usuário tenha uma sugestão de aplicação que poderá leva-lo ao resultado que deseja.

Assim, o algoritmo trabalha dentro do sistema do banco ou da corretora para identificar as melhores oportunidades de aplicação que se encaixam no perfil do investidor.

Gostou das dicas sobre o robo advisor? Está pensando em contar com esse serviço para os seus investimentos?

Então, abra sua conta no BTG Pactual digital, que tem não apenas o auxílio de algoritmos, mas também de um time dedicado de profissionais que entendem tudo de finanças e falam a sua língua.

Deixe seu comentário 0

ABRA SUA CONTA E COMECE A INVESTIR!

ABRA SUA CONTA
  • Cadastro 100% Online.
  • Sem custo para abertura, manutenção de conta e envio de TED ou DOC.
  • Tire suas dúvidas por telefone, e-mail ou chat com nossos assessores de investimento.

O Grupo BTG Pactual (“BTG Pactual”) não fornece opiniões jurídicas ou tributárias. Sendo assim, essa apresentação não constitui aconselhamento legal de qualquer natureza. Essa apresentação é um breve resumo de cunho meramente informativo, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, de 03 de maio de 2018, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico. Embora as informações e opiniões expressas aqui tenham sido obtidas de fontes confiáveis e fidedignas, nenhuma garantia ou responsabilidade, expressa ou implícita é feita a respeito da exatidão, fidelidade e/ou totalidade das informações. Todas as informações, opiniões e valores eventualmente indicados estão sujeitos à alteração sem prévio aviso. Ressaltamos também, que as opiniões expressas neste material refletem a opinião do respectivo profissional convidado e não necessariamente expressam a opinião do BTG Pactual, não devendo ser tratadas como tal. As informações contidas nesta apresentação não podem ser consideradas como única fonte de informações no processo decisório do investidor, que, antes de tomar qualquer decisão, deverá realizar uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos, face aos seus objetivos pessoais e ao seu perfil de risco ("Suitability"). Para maiores informações, acesse www.btgpactualdigital.com

Os riscos da operação com títulos de renda fixa (CDB, LCI e LCA) estão na capacidade de o emissor honrar a dívida; na impossibilidade de venda do título ou na ausência de investidores interessados em adquiri-lo; e na possibilidade de variação da taxa de juros e dos indexadores. É importante a adequada compreensão da natureza, forma de rentabilidade e riscos dos títulos de renda fixa antes da sua aquisição. CDB, LCI e LCA contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que garante a devolução do principal investido acrescido de juros referente a rendimentos, na hipótese da incapacidade de pagamento da instituição financeira, de até R$ 250 mil reais por CPF e por instituição financeira, considerando o limite de garantia de R$ 1 milhão para cada período de quatro anos.

FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. E recomendada a leitura cuidadosa do Formulário de Informações Complementares e Regulamento do Fundo de Investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos.

Ressaltamos que as opiniões e projeções referente COE, aqui apresentadas representam a opinião da área Structured Products do BTG Pactual, mas não necessariamente a opinião institucional do BTG Pactual, podendo o BTG Pactual, suas subsidiárias e/ou seus empregados podem, eventualmente, possuir uma posição comprada ou vendida, atuar em nome próprio e/ou como coordenador ou agente em operações envolvendo ações ou demais investimentos relevantes. COE NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA.

Os regulamentos completos dos Planos de Previdência da BTG Pactual Vida e Previdência S/A deverão ser lidos previamente a sua contratação. Os direitos e obrigações das partes estão definidos na Proposta e nos Regulamentos do plano contratado. É recomendada a leitura cuidadosa do regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. O registro do plano na Susep não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação de comercialização. O Participante/Segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros no site www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na Susep, nome completo, CNPJ ou CPF. BTG Pactual Vida e Previdência S/A - CNPJ: 19.449.767/0001-20. Processos SUSEP PGBL: 15414.901924/2014-44 e VGBL: 15414.901922/2014-55.

Fundos de investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. É recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. Os investidores devem estar preparados para aceitar os riscos inerentes aos diversos mercados em que os fundos atuam e, consequentemente, possíveis variações no patrimônio investido. Os produtos e serviços aqui mencionados podem não estar disponíveis em todas as jurisdições ou para determinadas categorias de investidores. Adicionalmente, a legislação e regulamentação de proteção a investidores de determinadas jurisdições/países, pode não se aplicar a produtos e serviços registrados em outras jurisdições/países, sujeitos à legislação e regulamentação respectivamente aplicáveis, além de previsões contratuais específicas.

Anbima Anbima