Investir em empresas que pagam bons dividendos é uma estratégia adotada por grandes investidores ao redor do mundo – como o brasileiro Luiz Barsi e o norte-americano John Davison Rockefeller, ainda no final do século XIX. E os motivos para se optar por este tipo de investimento são muitos.
Muitos investidores não sabem, mas além de oferecer uma maior segurança ao investidor na comparação com outros tipos de carteira de ações, o portfólio focado em dividendos permite a acumulação de patrimônio ao longo do tempo graças ao processo de recompra de ações utilizando os próprios rendimentos obtidos com a distribuição dos dividendos das companhias das quais o investidor é acionista.
O artigo de hoje tem como objetivo trazer maiores informações sobre a estratégia de dividendos no que se refere ao investimento em ações e explicar os benefícios de montar uma carteira com foco na distribuição de proventos – ou dividendos. Acompanhe!
A estratégia de dividendos
Para entender de uma maneira mais ampla a estratégia de dividendos em uma carteira de ações é preciso, primeiramente, compreender o que é o dividendo. Os dividendos – também chamados de proventos – representam parte dos lucros das empresas, que são distribuídos aos acionistas.
No Brasil, é comum que as companhias de capital aberto distribuam, no mínimo, 25% dos lucros aos seus acionistas. Existem, no entanto, empresas que costumam dividir uma parcela maior dos lucros com os investidores – cujas porcentagens devem sempre estar previstas no estatuto social da companhia, enquanto a outra parcela dos rendimentos obtidos em um determinado período é utilizada para reinvestimentos na própria companhia.
Neste cenário, o foco da estratégia de dividendos para o investidor é, portanto, buscar investir naquelas empresas listadas em bolsa que possuem o maior índice de pagamento de dividendos frente ao preço de compra do ativo. Esta relação de retorno de dividendos – que mostra o quanto do valor pago em dividendos corresponde ao preço da ação – é denominada dividend yield.
Quanto maior o dividend yield de uma empresa, mais atraente ela se torna frente às outras companhias – representando a melhor escolha para o investidor que tem como objetivo montar uma carteira de ações focada em dividendos. Escolhidas as ações consideradas boas pagadoras de dividendos, estes investidores tendem a utilizar os rendimentos recebidos ao longo do tempo para adquirir novas ações e incrementar seu portfólio.
As melhores pagadoras de dividendos
Como você já sabe, algumas empresas pagam mais dividendos em relação ao lucro obtido que outras. Normalmente, companhias mais estáveis e consolidadas, que não necessitam mais de grandes investimentos – como é o caso das empresas do setor elétrico, as companhias de telefonia fixa ou as empresas de saneamento básico – são exemplos que costumam pagar bons dividendos.
Isso não significa, no entanto, que estas empresas são melhores, em termos de fundamentos, que outras companhias. O que ocorre é que existem empresas que estão em um cenário de intensa inovação e maior competição, que precisam reter uma parcela maior dos lucros obtidos para realizar investimentos que lhe permitam continuar crescendo e aumentando sua participação no mercado – como é o caso da gigante norte-americana Apple.
Se o objetivo do investidor, portanto, é escolher as melhores pagadoras de dividendos, empresas com maior estabilidade e menor nível de reinvestimentos podem figurar como boas opções para composição da carteira de ações com foco em proventos.
Uma carteira defensiva
Uma carteira de ações fundamentada no recebimento de dividendos tende também a ser mais defensiva na comparação com uma carteira de ações fundamentalista tradicional. Isso porque, ao passo que estas empresas mais consolidadas pagam um percentual de dividendo sempre maior que as demais companhias, acabam gerando caixa para o investidor e, consequentemente, se afastam do risco de mercado.
Já as companhias de capital aberto que precisam focar-se em realizar novos investimentos ao longo do tempo, por outro lado, acabam sempre se expondo mais ao risco de mercado e à volatilidade nos preços de suas ações.
Por conta deste contexto, é correto afirmar que uma carteira de dividendos tende a oscilar menos do que o índice Ibovespa e, em cenários de queda acentuada no mercado de ações, as empresas que pagam maios dividendos aos seus acionistas costumam cair menos. O movimento contrário, por outro lado, também ocorre: em momentos de alta acelerada no mercado de ações, os papéis companhias boas pagadoras de dividendos tendem a avançar menos.
Por que compor um portfólio com foco em dividendos?
Compor uma carteira de ações focada em dividendos oferece uma série de vantagens ao investidor. Para quem está na fase de acumulação, recomprar cada vez mais ações utilizando os pagamentos dos dividendos – somados aos aportes habituais – permite expandir com maior rapidez a carteira de ações e acumular mais patrimônio ao longo dos anos.
Para aqueles investidores que já possuem um patrimônio formado, a carteira com foco em dividendos permite a geração de uma renda recorrente proveniente destes recebimentos – que são pagos periodicamente enquanto o investidor possuir as ações destas empresas pagadoras de proventos.
Em ambos os casos, o investidor que opta por construir uma carteira de ações visando o recebimento de dividendos acaba estruturando um portfólio com objetivo previdenciário, isto é, tendo como meta aumentar a quantidade de ações ao longo do tempo para receber mais dividendos até que a carteira gere rendimentos que possam ser suficientes para custear as despesas mensais do investidor e permitir que ele viva do recebimento destes proventos.
Atingir este patamar é perfeitamente possível, mas requer comprometimento, planejamento foco e, principalmente, disciplina. Mantendo seus aportes regulares e utilizando os dividendos para ampliar sua carteira de ações você consegue construir um sólido portfólio fundamentado no pagamento de proventos e, eventualmente, viver destes rendimentos em um determinado momento da sua vida.
Como escolher a melhor instituição para realizar meus investimentos?
Para tomar decisões de investimentos mais adequadas e em linha com seus objetivos, você deve contar com uma boa plataforma digital e assessoria de investimentos gabaritada. Escolher um banco de investimentos conceituado e com expertise comprovada pode lhe ajudar a encontrar as melhores opções de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal.
Por isso, minha recomendação é a plataforma do BTG Pactual digital, onde é possível ter acesso a produtos de diversos bancos e contar com toda a expertise de mais de 35 anos em investimentos e gestão de recursos que só o banco de investimentos BTG Pactual pode oferecer.
Se o seu objetivo, no entanto, é realizar compra e venda de ações, basta utilizar o home broker do BTG Pactual digital.
Quero mais informações
Oi, Joice, tudo bem?
Entraremos em contato para auxiliá-la!
Olá, bom dia.
Este é investimento que pretendo fazer, e estou pesquisando as melhores empresas para comprar ações com foco no longo prazo, sempre reinvestindo os dividendos.
Quais empresas brasileiras você recomendaria? É bom diversificar, certo?
Obrigado!
Fabricio, tudo bem?
Com certeza diversificar é uma ótima receita para investir em ações. Não podemos fazer nenhuma recomendação de papéis, no entanto.
Obrigado!
Assessoria de investimento gabaritada?
Vcs podiam explicar mais por favor muito obrigado. E se possível indicar alguma
Fabson, ao abrir uma conta conosco, a nossa equipe de assessores de investimentos estará à disposição para ajudá-lo a montar uma carteira e auxiliá-lo no que for preciso.
Olá, gostaria de mais informações sobre acompanhamento da minha carteira.
Olá, Daniel! Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas:
4007-2511 Regiões metropolitanas
0800-001-2511 Demais localidades
atendimento@btgpactualdigital.com
Estamos à disposição!