Você sabe o que é a portabilidade de seu plano de previdência?

Imagine que você tem um plano de telefonia móvel e está extremamente insatisfeito: sua operadora cobra as tarifas mais altas, seu plano não dá direito a quase nada e o sinal ainda vive falhando. Você logo pensa em fazer a portabilidade e ir para outra operadora que traga benefícios melhores a um preço mais justo, certo? E se o seu plano de previdência conta com taxas muito acima da média do mercado e péssima rentabilidade, o que você faz?

Simule seus investimentos em previdência e veja como rentabilizar mais com esse produto

Muita gente não sabe, mas também é possível fazer a portabilidade nos planos de previdência e, assim, sair de uma verdadeira fria e colocar seu dinheiro em um produto que traga mais resultado e garanta uma boa aposentadoria. O pedido de migração de um fundo para o outro é totalmente gratuito e o único custo é taxa de carregamento de saída no plano atual que você investe, se houver. Você pode realizar a portabilidade entre planos da mesma instituição financeira, ou de diferentes instituições sem nenhum problema.

Contudo, a portabilidade só pode ser realizada entre planos da mesma modalidade, ou seja, se você aplica em um PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) você só pode ir para outro PGBL. O mesmo vale para os VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). A carência para pedir a portabilidade em planos de previdência abertos é de 60 dias, sendo que, para efeitos de tributação, o tempo de investimento não passa por nenhuma alteração.

Como pedir a Portabilidade

Esse processo é bastante simples. Para pedir a portabilidade, basta comunicar à instituição para a qual você quer migrar seu plano e ela se responsabilizará por dar andamento nesse processo em até, no máximo, cinco dias úteis sem a necessidade de comunicar qualquer coisa à sua seguradora atual. Entre as vantagens da portabilidade, está a possibilidade de mudar sua tabela de tributação de imposto de renda, indo da progressiva para a regressiva – o movimento contrário não é permitido.

Menos Taxas

Mas entre as grandes vantagens estão a possibilidade de, com a portabilidade, não precisar sacar seu dinheiro e ser tributado antes de sua aposentadoria e poder buscar taxas muito menores. Enquanto em fundos de previdência de bancos tradicionais, as taxas de administração e de carregamento podem superar 2% cada, aqui no BTG Pactual digital contamos com o fundo de previdência Conservador (BTG Pactual Previdência Conservador FIC de FIM CP), que não conta com taxa de carregamento de entrada ou de saída, e a taxa de administração é de apenas 0,75% ao ano, tudo isso com uma aplicação mínima em nossos planos de previdência de apenas R$ 10 mil, além de outros fundos com taxas ainda menores, chegando até a 0,3% ao ano, como é o caso do Tesouro Selic Simples Previdência (BTGP TESOURO S PREV FI RF REF DI).

Artigos relacionados

Deixe seu comentário 0