Destaque Investimentos

Melhores investimentos para 2021: descubra as verdadeiras oportunidades do mercado

Com os planos para um novo ano, é normal pensar onde investir dinheiro para alcançar os resultados financeiros desejados. Então, conhecer os melhores investimentos para 2021 permite começar a se preparar para identificar e aproveitar oportunidades.

Ao mesmo tempo, é preciso ter atenção para considerar tudo o que é realmente relevante. Com uma análise completa, você tem a chance de definir a configuração de carteira que faz mais sentido para as suas características.

Na sequência, veja onde investir dinheiro em 2021 e saiba como tomar a decisão de alocação dos seus recursos.

O que esperar de 2021?

Depois de muita turbulência e de muitas lições aprendidas, a pergunta que todos se fazem é o que esperar para
2021. Se a recuperação observada ao longo do segundo trimestre anima, a realidade que vem se impondo desde então assusta.

Por mais que tenhamos alguns bons indicadores sinalizando uma tendência de recuperação da economia global, também temos outros indicando que os casos de coronavírus voltaram a uma trajetória ascendente, sendo este o principal fator de risco e incerteza para quase todas as classes de ativos – ao menos enquanto não tivermos uma vacina disponível para a população.

A visão completa sobre o mercado e o cenário político, você encontra em nosso estudo completo sobre as verdadeiras oportunidades de investimento para 2021.

Como descobrir onde investir em 2021?

Primeiramente, você deve entender que identificar qual a melhor aplicação financeira para qualquer período não depende de uma fórmula única. Ou seja, não existe um investimento (ou um conjunto deles) que sirva para todo mundo e da mesma forma.

Então é essencial considerar aspectos individuais e que têm grande impacto na tomada de decisão. Pensando nisso, veja quais são os fatores mais importantes:

Perfil de investidor

Conhecer o seu perfil de investidor é uma condição indispensável para fazer algum investimento em 2021 — ou em qualquer ano. Ele define qual é a sua tolerância ao risco e o que você espera em termos de segurança, liquidez e rentabilidade.

Portanto, comece entendendo em qual perfil se encaixa para fazer investimentos sem ter medo das variações além do limite desejado.

Objetivos financeiros

Os melhores investimentos para 2021 são aqueles que, além de atenderem ao seu perfil, permitem que atinja seus objetivos financeiros. Logo, é muito importante definir as metas desde já.

Pense se você pretende fazer uma viagem no final do ano, se deseja começar a se planejar para a aposentadoria ou se espera realizar a aquisição de um bem, por exemplo. É essencial estabelecer o quanto você espera ganhar, como deve ser a liquidez e qual é o prazo esperado de resgate.

Capacidade de poupança

Após considerar seus objetivos e o seu perfil, é o momento de entender o quanto você pode economizar e direcionar para os investimentos. Isso exige, principalmente, uma análise sobre sua situação financeira e as projeções para o ano.

Com uma capacidade maior de investimento, você potencializa seu patrimônio. Além disso, é possível aproveitar alternativas que exijam aporte mínimo elevado. Por outro lado, se você tiver uma capacidade menor de economia, será preciso buscar possibilidades acessíveis — e elas existem!

Carteira de investimentos

Se você já investe, é importante considerar as configurações do seu portfólio de investimentos atual. Às vezes, o que parece ser a melhor escolha para investir dinheiro em 2021 mudará completamente o perfil de risco da sua carteira.

Portanto, a análise deverá ser reforçada. Avalie no que você investe, quanto tem alocado e como têm sido seus resultados. A partir disso, reflita sobre possíveis mudanças. Assim, aumentam suas chances de fazer escolhas consistentes.

Quais são os melhores investimentos para 2021?

Como você acaba de ver, uma análise personalizada sobre a sua situação e as suas características é determinante para saber onde aportar os recursos. Depois de considerar isso, você pode conhecer as alternativas do mercado com mais cuidado.

Nesse sentido, algumas possibilidades podem se destacar entre os melhores investimentos para 2021. Confira algumas delas!

Renda fixa e crédito privado em 2021

Com a queda da Selic para 2% ao ano em 2020, os investimentos da renda fixa passaram a ter um retorno menor. No entanto, vale lembrar que o rendimento não é o único aspecto relevante para tomar a decisão. Portanto, a renda fixa não precisa ser eliminada da carteira em 2021. 

Se o seu objetivo for melhorar os ganhos, sem abrir mão da estabilidade, é possível pensar em escolhas que apresentam um pouco mais de risco. Por exemplo, os títulos de crédito privado. Os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e do Agronegócio (CRA) são alguns deles.

Também há como investir nas Debêntures, que são títulos de dívida de empresas. O destaque fica para as debêntures incentivadas, que são isentas de Imposto de Renda.

“Como estratégia para 2021, entendemos que a visão mais ampla de renda fixa faz bastante sentido para o investidor que pretende diversificar sua carteira sem abrir mão dessa classe de ativos.” Odilon Costa (Analista de Renda Fixa e Crédito Privado).

Em nosso relatório sobre os melhores investimentos para 2021, Odilon Costa, faz uma análise sobre as oportunidades para o próximo ano. Baixe o relatório completo aqui.

Renda variável

Para 2021, a renda variável também aparece entre as boas dicas de investimento, desde que esteja alinhada ao seu perfil de risco. É possível, por exemplo, investir em ações, Fundos Imobiliários e em Fundos de Índice (ETFs) para aproveitar o desempenho do mercado.

Se quiser investir em empresas do exterior, o Brazilian Depositary Receipt (BDR) simplifica o processo. Ele permite ao investidor se expor a Ações de empresas externas, adquiridas por uma intermediária brasileira.

Fundos Imobiliários: A porta de entrada para a renda variável

Os fundos imobiliários – ou FIIs – são negociados em Bolsa e funcionam como ações, mas, em vez de empresas, o aporte é em imóveis. Trata-se de uma das modalidades que mais tem despertado o interesse dos brasileiros nos últimos dois anos, o que faz sentido para um povo que tem tradição de investir em imóveis, mas que, em sua grande maioria, ainda desconhece as vantagens de fazê-lo através da compra de cotas dos FIIs.

Em meio à queda das taxas de juros, os fundos imobiliários são ativos bastante indicados para o investidor mais conservador começar a tomar risco de maneira muito menos volátil do que ao fazê-lo através das ações, especialmente se focar a montagem de sua carteira em FIIs mais líquidos, isto é, aqueles mais negociados na B3, que você consegue vender mais rápido quando assim decidir.

Nosso especialista em Fundos Imobiliários, Daniel Marinelli, separou três FIIs que configuram grandes oportunidades de investimento para 2021. Acesse o Guia de Melhores Investimentos para 2021.

As melhores ações para investir em 2021

São papéis de empresas de diferentes setores que, em nossa opinião, encontram-se em boa situação para aumentar seus lucros e gerar valor aos acionistas, proporcionando a montagem de uma carteira balanceada e diversificada – características que acabam diluindo naturalmente eventuais impactos negativos de alguma delas que, por qualquer motivo, venha a ter uma performance ruim.

Se você já está convencido da importância de ter uma carteira de ações, mas não sabe por onde começar e quais empresas escolher, nosso especialista de ações Ricardo Cavalieri separou uma lista de ações que podem ser uma boa opção para conseguir superar a rentabilidade que era facilmente conquistada durante a era de ouro para a renda fixa no Brasil. Entre elas estão B3 (B3SA3) e Magazine Luiza (MLGU3).

Confira a lista completa e toda a análise realizada por nosso especialista em nosso livro digital gratuito sobre os Melhores Investimentos para 2021.

O que fazer com a reserva de emergência?

Tão importante quanto conhecer qual é a melhor aplicação financeira e onde investir em 2021 é pensar na reserva de emergência. Afinal, mais do que nunca, a crise de 2020 mostrou a importância de ter um fundo de segurança financeira.

Como o próprio nome indica,  a reserva de emergência trata-se daquele montante de dinheiro que precisamos ter à mão em um momento emergencial, como a perda de emprego, um problema de saúde, acidente de carro, entre diversas outras situações inesperadas que fazem parte do cotidiano.

A reserva de emergência ou colchão financeiro – como também é chamada, é o que garante que a pessoa terá segurança e tranquilidade para quitar seus débitos sem afetar tanto seu padrão de vida em momentos de dificuldade, como a crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

Para essa reserva, é preciso priorizar a segurança e a liquidez, deixando um pouco de lado a necessidade de retorno. Por isso, a renda fixa é o mais adequado — em especial, aplicações com liquidez diária.

Dependendo das suas condições, há como investir em Certificados de Depósito Bancário (CDB) que apresentem liquidez diária ou no Tesouro Selic, por exemplo. Se for necessário, é possível resgatar os valores com rapidez.

Também há a chance de aplicar em Fundos de Renda Fixa, como o Tesouro Selic Simples, do BTG Pactual digital. A partir dele, você tem acesso a uma gestão profissional de forma mais simples e barata, em busca de proteção para o seu fundo de segurança.

#DicaBTG: Qual o melhor investimento a reserva de emergência em 2021?

Em nossa plataforma oferecemos dois CDBs (Certificados de Depósitos Bancários) com liquidez diária do BTG Pactual, uma das instituições financeiras mais sólidas do país de acordo com as principais agências de classificação de risco.

Com prazos de 12 ou 24 meses e uma aplicação inicial mínima de apenas R$ 100,00, eles oferecem taxas de
remuneração de 103% e 104% do CDI, respectivamente – ambas superiores à rentabilidade da poupança independentemente da faixa de cobrança do imposto de renda, cuja alíquota no CDB é regressiva ao longo do tempo.

Conclusão: onde investir em 2021

Como você viu, os melhores investimentos para 2021 são, primeiramente, aqueles que se encaixam em seu perfil, suas expectativas e suas possibilidades.

Na hora de decidir onde investir em 2021, é fundamental avaliar a opinião de especialistas, além de levar em consideração o cenário do mercado como um todo. Existem diversas oportunidades, é preciso saber garimpá-las muto bem.

Além disso, vale a pena explorar as alternativas do mercado, em busca de oportunidades para o seu portfólio.

Ajude os amigos a conhecerem mais sobre investimentos! Compartilhe o post em suas redes sociais e marque os seus contatos! Para saber mais sobre o tema, acesse nosso estudo inteiramente gratuito!

melhores-investimentos-para-2021

Posts relacionados

Deixe seu comentário 12

    1. Olá, Bruno! Como vai? Oferecemos assessoria de investimentos para todos os nossos clientes, entre em contato com a nossa equipe, estamos aqui para te ajudar!

    1. Olá Wilson, tudo bem?? Agradecemos o seu feedback. Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo.

    1. Olá Thayna, tudo bem? Agradecemos o feedback. Conte conosco sempre que precisar.

  1. Boa tarde vendi um imóvel tenho uma reserva de 120 mil reais pra investir por um período mínimo de 1 ano , não quero deixar na poupança,mais tbm não quero correr riscos e nem perder dinheiro,por favor me dê uma dica

    1. Olá, Romildo! Existem diversas opções de investimentos que você fazer a aplicação desta quantia. O ideal é que você entenda o seu perfil de investidor e leve em conta seus objetivos na hora de escolher a melhor opção para você. Se precisar de ajuda, entre em contato conosco. Nosso time pode te ajudar!

  2. Muito bom, sempre tive vontade em aprender a investir, eu quero aprender investimento, vcs podem ensinar a gente. Eu queroooo

    1. Ola Rosineide, tudo bem? Ficamos felizes que você gostou do conteúdo. Para aprender mais sobre investimentos, inscreva-se no nosso canal do YouTube!

    1. Olá Hilton, tudo bem? Que bom que este conteúdo foi útil para você. Entre em contato com a nossa equipe de atendimento 24h por dia, 7 dias por semana e tire suas dúvidas.

Você está a um passo para investir com mais segurança e tranquilidade.
Crie sua conta agora


Preencha com seu nome

Preencha com seu e-mail

Preencha com seu telefone

Está com dúvidas? Entre em contato com a gente!

ENTRE EM CONTATO

O Grupo BTG Pactual (“BTG Pactual”) não fornece opiniões jurídicas ou tributárias. Sendo assim, essa apresentação não constitui aconselhamento legal de qualquer natureza. Essa apresentação é um breve resumo de cunho meramente informativo, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, de 03 de maio de 2018, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico. Embora as informações e opiniões expressas aqui tenham sido obtidas de fontes confiáveis e fidedignas, nenhuma garantia ou responsabilidade, expressa ou implícita é feita a respeito da exatidão, fidelidade e/ou totalidade das informações. Todas as informações, opiniões e valores eventualmente indicados estão sujeitos à alteração sem prévio aviso. Ressaltamos também, que as opiniões expressas neste material refletem a opinião do respectivo profissional convidado e não necessariamente expressam a opinião do BTG Pactual, não devendo ser tratadas como tal. As informações contidas nesta apresentação não podem ser consideradas como única fonte de informações no processo decisório do investidor, que, antes de tomar qualquer decisão, deverá realizar uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos, face aos seus objetivos pessoais e ao seu perfil de risco ("Suitability"). Para maiores informações, acesse www.btgpactualdigital.com

Os riscos da operação com títulos de renda fixa (CDB, LCI e LCA) estão na capacidade de o emissor honrar a dívida; na impossibilidade de venda do título ou na ausência de investidores interessados em adquiri-lo; e na possibilidade de variação da taxa de juros e dos indexadores. É importante a adequada compreensão da natureza, forma de rentabilidade e riscos dos títulos de renda fixa antes da sua aquisição. CDB, LCI e LCA contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que garante a devolução do principal investido acrescido de juros referente a rendimentos, na hipótese da incapacidade de pagamento da instituição financeira, de até R$ 250 mil reais por CPF e por instituição financeira, considerando o limite de garantia de R$ 1 milhão para cada período de quatro anos.

FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. E recomendada a leitura cuidadosa do Formulário de Informações Complementares e Regulamento do Fundo de Investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos.

Ressaltamos que as opiniões e projeções referente COE, aqui apresentadas representam a opinião da área Structured Products do BTG Pactual, mas não necessariamente a opinião institucional do BTG Pactual, podendo o BTG Pactual, suas subsidiárias e/ou seus empregados podem, eventualmente, possuir uma posição comprada ou vendida, atuar em nome próprio e/ou como coordenador ou agente em operações envolvendo ações ou demais investimentos relevantes. COE NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA.

Os regulamentos completos dos Planos de Previdência da BTG Pactual Vida e Previdência S/A deverão ser lidos previamente a sua contratação. Os direitos e obrigações das partes estão definidos na Proposta e nos Regulamentos do plano contratado. É recomendada a leitura cuidadosa do regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. O registro do plano na Susep não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação de comercialização. O Participante/Segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros no site www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na Susep, nome completo, CNPJ ou CPF. BTG Pactual Vida e Previdência S/A - CNPJ: 19.449.767/0001-20. Processos SUSEP PGBL: 15414.901924/2014-44 e VGBL: 15414.901922/2014-55.

Fundos de investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. É recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. Os investidores devem estar preparados para aceitar os riscos inerentes aos diversos mercados em que os fundos atuam e, consequentemente, possíveis variações no patrimônio investido. Os produtos e serviços aqui mencionados podem não estar disponíveis em todas as jurisdições ou para determinadas categorias de investidores. Adicionalmente, a legislação e regulamentação de proteção a investidores de determinadas jurisdições/países, pode não se aplicar a produtos e serviços registrados em outras jurisdições/países, sujeitos à legislação e regulamentação respectivamente aplicáveis, além de previsões contratuais específicas.

Anbima Anbima