Investimentos

Como funciona a subscrição de Fundos Imobiliários (FIIs)

BCFF11 e BCFF12, o que esses códigos significam para você? O direito de subscrição é um direito de preferência do acionista para adquirir novas ações quando há o aumento de capital de uma companhia, evento bem comum no mercado de capitais. É um benefício que pede uma atitude por parte do acionista, Subscrever ou Vender o Direito. Abaixo, você vai descobrir como funciona a subscrição de Fundos Imobiliários.

Como funciona?

Se o acionista desejar exercer o direito de subscrição ele deve expressar a sua vontade de subscrever as ações, via site ou App do BTG Pactual Digital.

Caso o acionista decida por não comprar novas ações, ele pode vender o seu direito de compra, negociado em ambiente de Bolsa.

O direito de subscrição de Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) geralmente vem acrescido do número 12 ao final do código do ativo. Irá aparecer na carteira do cliente a proporção do direito, sempre baseado na quantidade do ativo original que o investidor já possui.

Por exemplo, vamos imaginar um investidor que possua 1.000 BCFF11 em carteira. Na data de 23 de setembro de 2019 ele ganhou o direito de subscrição do ativo base BCFF11, portanto, em sua conta aparecerá 417 BCFF12, quantidade proporcional às possuídas. Será um novo ativo em sua custódia, porém este tem validade pré-determinada.

Os FIIs estabelecem uma data para que os cotistas exerçam seu direito de subscrição, essa data é divulgada através de comunicados divulgados pelo fundo no site da B3.

Para exercer o direito, basta acessar a área logada do portal de clientes BTG Pactual digital e seguir o caminho: Investimentos à Renda Variável à Subscrição à Aplicar

Após o pedido de subscrição feito e liquidado financeiramente, de acordo com as datas estipuladas pela companhia emissora, será incluído o recibo de subscrição na carteira do acionista, substituindo o numeral 12, referente ao direito, pelo número 13, como recibo.

Em nosso exemplo, investidor que subscreveu 417 BCFF12 agora, após a liquidação, ficou com 417 BCFF13.

Este recibo, após a homologação da operação na Bolsa, será adicionado à posição do ativo base na carteira do investidor.

Continuando nosso exemplo, o investidor ficará ao final com 1417 BCFF11, pagando R$ 85 por um ativo que estava sendo negociado a aproximadamente R$ 92.

Quer investir com o BTG Pactual digital? Abra sua conta 100% online e gratuita. 

Follow-on em Oferta Pública

Outro meio de aumentar ou adquirir posição no ativo, é feito por um processo chamado Follow-on, via Oferta Pública. Tanto na subscrição quanto via Follow-on, o interessante é a possibilidade de negociar o ativo a um preço mais atrativo do que o negociado no momento no mercado.

O Follow-on é uma nova oferta de ações ao mercado realizada por empresas que já são listadas em bolsa. Porém, nessa oferta podem participar investidores que já possuem o ativo em custódia e novos investidores, sem posição em carteira.

Este processo destina-se aos investidores em geral, acontece de forma aberta na Bolsa de Valores. A empresa deve informar claramente, por meio de comunicados e prospectos ao mercado, todas as informações sobre a oferta, como o número de ações ofertadas, o objetivo da emissão e todos os demais fatos envolvidos.

Para participar de nossas ofertas públicas basta clicar em Investimentos à Ofertas Públicas.

Clique aqui para ver quais ofertas temos no portal atualmente.

 

Evelyn Dias

Evelyn Dias:
Evelyn Dias é economista pela Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ), pós graduada pela FGV e possui certificação  CFP®. Hoje é assessora de Investimentos do BTG Pactual digital.

 

 

Posts relacionados

Deixe seu comentário 41

  1. E quando a investidora tinha cotas confirmadas com direito a aquisição da subscrição do mesmo BCFF11, cumpriu os requisitos e mesmo assim teve, sem explicações, o seu direito rejeitado?!

    1. Oi, Katia! Para te ajudar, precisamos entender melhor essa rejeição, pois quando você informa a corretora que quer exercer seu direito o mesmo será debitado de sua conta, a questão que pode ocorrer é se não tiver o saldo disponível em conta e não ter limite operacional, dessa forma, não há como a corretora debitar e o mesmo não será concluído. Se precisar de maiores orientações, entre em contato conosco.

  2. Realizei a subscrição citada de BCFF11, sabem informar quando que as cotas que eu subscrevi irão cair sob minha custódia?

    1. Caio, o recibo de cota somente se converterá em tal Nova Cota depois de divulgado o Anúncio de Encerramento e o anúncio de distribuição de rendimentos pro rata, quando as Novas Cotas passarão a ser livremente negociadas na B3.

    2. Fiz a mesma coisa e as minhas ainda não foram incorporadas a minha carteira. As suas ja foram?

  3. Olá, realizei subscrição de BCFF11, já vi que elas se transformaram em BCFF13. Qual o prazo máximo para essas cotas BCFF13 entrarem na minha carteira como BCFF11?

    1. Olá, Wilian! Geralmente, o prazo para as ações aparecerem em sua carteira é de cerca de 30 dias a partir do encerramento da oferta. Se ainda estiver com dúvidas, estamos à disposição para te auxiliar.

  4. Boa noite. Aproveitando a resposta da dúvida do Caio: e qual é a previsão de data para Anúncio de Encerramento e o anúncio de distribuição de rendimentos pro rata ?
    Em tempo, apesar de ter liquidado, não apareceu BCFF13 nem na corretora (Clear) nem no CEI. Abs

  5. Realizei a subscrição do BCFF11 mas ainda não recebi as novas cotas. Qual a previsão para recebermos

    1. Olá, Bruno! O prazo para recebimento das cotas é de 30 dias a partir do encerramento da oferta. Isso ocorre porque a Bolsa geralmente demora esse prazo para realizar a homologação.

    1. Olá, João Guilherme! O prazo para recebimento das cotas é de 30 dias a partir do encerramento da oferta.

  6. realizei a subscrição de 125 cotas do BCFF11 e paguei no dia 10/10/2019. Até a presente data não tenho as cotas subscritas no meu portfólio. Favor informar quando as mesmas estarão disponíveis. Em contato com a corretora que custodia minhas ações e FII me informou que o Pactual é que deve informar. Desta forma o cotista fica perdido sem saber o que fazer

    Att
    Peter

    1. Olá, Peter! Geralmente a Bolsa de Valores demora até 30 dias a partir do encerramento da oferta para realizar a homologação. Dessa forma, você precisará aguardar este prazo para o recebimento das cotas.

  7. Realizei a subscrição, meu saldo já foi debitado da minha conta, porém não apareceram as cotas novas. Nesse caso, aparecem cotas de BCFF13 como recibo ou não aparece nada (aparece somente quando o processo é encerrado?)?

    1. Bruno, a Bolsa geralmente demora 30 dias a partir da data do encerramento da oferta para realizar a homologação. Por isso, as cotas podem demorar esse prazo para aparecerem em seu portfólio.

  8. Exerci meu direito de subscrição no último lançamento de novas cotas do BCFF11 e até hoje as cotas não foram creditadas na minha conta da corretora. O valor que pageui pelas cotas foi debitado da minha conta da corretora. Quando irei receber as novas cotas?

    1. Olá, Frederico! Muito provavelmente as cotas ainda não aparecem para você porque o prazo de homologação da Bolsa é de 30 dias após o encerramento da oferta, que ocorreu no dia 01/11/2019.

  9. Exerci o direito de subscrição de 8 cotas a 85 reais, todavia na minha corretora apareceram 8 unidades do código referente ao recebível BRBCFFR26M16. Fiz a solicitação de subscrição no dia 25/09 e questionei a corretora se a operação havia sido feita com sucesso porque o código que apareceu não era BCFF12. Eles me informaram que a sétima letra desse código era indicativa de que a operação se deu com sucesso e se tratava do recebível e que as cotas de BCFF11 seriam integralizadas às outras cotas de Bcff11 após o encerramento da oferta. Então, minha pergunta é, devo apenas aguardar os 30 dias para que as 8 cotas se juntem às outras cotas de BCFF11? Peço retorno.

    1. Olá, Jadiel! Após a confirmação do pedido de subscrição e o encerramento da oferta o investidor recebe o Recibo de Subscrição (BCFF12), a bolsa possui um prazo de homologação que pode levar entre 30 e 180 dias para ser concluído e assim o BCFF12 somará a posição em conta do BCFF11.
      Até lá a posição subscrita não consegue ser negociada, porém já soma ao total de seu patrimônio, é preciso aguardar o prazo da Bolsa.

  10. Olá, boa tarde.
    Fiz a subscrição de 8 cotas de BCFF11 no dia 25/09/2019. Todavia, no status da solicitação apareceu o código referente ao recebível BRBCFFR26M16. Achei aquele código estranho, então entrei em contato com a corretora pra saber se precisava cancelar a operação, mas fui informado que tudo estava correto. Minha pergunta é se preciso apenas aguardar os 30 dias da data de encerramento da oferta para que as 8 cotas se juntem às outras cotas de BCFF11 que possuo. Peco uma resposta ao meu comentário.

    1. Olá, Jadiel! Após a confirmação do pedido de subscrição e o encerramento da oferta o investidor recebe o Recibo de Subscrição (BCFF12), a bolsa possui um prazo de homologação que pode levar entre 30 e 180 dias para ser concluído e assim o BCFF12 somará a posição em conta do BCFF11.
      Até lá, a posição subscrita não consegue ser negociada, porém, já soma ao total de seu patrimônio, é preciso aguardar o prazo da Bolsa.

  11. Bom Dia, comprei direito de subscrição e não exerci, por falta de informação fiz besteira, culpa minha. A principio,segundo a corretora virou pó, perdi o dinheiro, onde isto está normatizado?

    1. Ronaldo, se você não exercer o direito de subscrição ele sairá de sua carteira. Ele só representa o direito que tem um prazo para ser exercido ou vendido, depois ele virará pó.

  12. Boa tarde!
    Entendi a parte da exercer o direito, mas não ficou claro se eu vender esse direito. Como funciona? Se por ex. se eu vendesse o direito de 10 cotas a 3,25 totalizando 32,50 – eu pagaria 20% sobre este valor? Obrigado!

    1. Há imposto sim, Diego. Pela venda de direito de subscrição – hipótese convencional de ganho de capital, paga-se de 15 a 22,5%.

  13. Olá sou novo na bolsa queria saber si eu comprar uma cota do fundo Bcff11 esse mês si eu tenho o direito de substituição ?

    1. Juann, para receber o direito você tem que estar posicionado na data ex, que para esta oferta foi em 27/01/2020.

  14. Fiz a venda de direitos de subscrição de um FII. Está venda está sujeita a pagamento de imposto? Se for o caso, qual alíquota e qual o código de recolhimento de DARF? Obrigado.

    1. Olá, Fabio! Sim, há imposto para venda de direito de subscrição – hipótese convencional de ganho de capital (15 – 22,5%).

  15. Apareceu na minha carteira 5 cotas BCFF12, será debitado da minha conta do Banco Inter automaticamente ou existe um procedimento para isso?

    1. Douglas, existe um procedimento para isso. Você precisa exercer seu direito, ele não é automático. Aqui no BTG Pactual digital é pelo caminho: Investimentos -> Renda Variável -> Subscrição.
      Se você não o fizer, o papel “ vira pó”, ou seja, some de sua carteira. Isso acontece por ser apenas um direito que possui validade. Precisamos solicitar e futuramente pagar para que ele vire o ativo. Se precisar de ajuda, estamos à disposição!

    1. Clecio, após o processo de subscrição, o ativo será homologado pela bolsa. Porém, quando tiver a liquidação financeira o ativo mudará de Direito de Subscrição para Recibo de Subscrição. Com posição em Recibo e passando por data de pagamento de rendimentos, o ativo paga um percentual ao acionista, pode não ser o mesmo valor de quando o papel já homologou e virou BCFF11 na carteira, mas o acionista irá receber um valor referente ao Recibo.

  16. Preciso abrir conta no BTG pra fazer subscrição? Ou posso fazer pela minha corretora. Sou iniciante no assunto.

    1. Cleia, o direito de subscrição é um benefício do acionista, independente de corretora, porém para ganhar é necessário já ter posição em BCFF11, se você não tem o ativo em carteira, você não será contemplado. Se você tinha posição na data ex do ativo (27/01/2020), você tem o direito de subscrição.

  17. Tenho uma dúvida em relação ao direito de subscrição, , supondo o seguinte cenários: O acionista do fundo tem direito a uma quantidade inferior ao minimo de compra que no caso do BCFF é 15.
    por exemplo se ele tiver direto a 5, ele vai comprar 5 com desconto e as outras 10 sem desconto?

    1. Joaze, a subscrição do direito de preferência não requer uma quantidade mínima. O direito de subscrição é baseado em um percentual sobre a posição que o acionista já tem, nesta oferta atual foi de 51,75%. Portanto, o investidor receberá uma quantidade menor do que já tem em conta, e após o período de homologação da oferta de subscrição essa quantidade se somará a atual quantidade em carteira.

  18. Eu tive direito a 4 cotas BCFF12 e aceitei a subscrição. Acontece que eu já comprei mais 403 cotas, desta forma que fiz ela irá incorporar mesmo assim ao BCFF11?

    1. As 4 cotas de BCFF12 que você aceitou e terá o debito de subscrição somará a sua quantidade atual de BCFF11 ao final da homologação da oferta.
      Esta compra de 403 cotas foram de BCFF11? Se sim, todas irão se juntar e somar a quantidade do ativo que você já tem de BCFF11.

Você está a um passo para investir com mais segurança e tranquilidade.
Crie sua conta agora


Preencha com seu nome

Preencha com seu e-mail

Preencha com seu telefone

Está com dúvidas? Entre em contato com a gente!

ENTRE EM CONTATO

O Grupo BTG Pactual (“BTG Pactual”) não fornece opiniões jurídicas ou tributárias. Sendo assim, essa apresentação não constitui aconselhamento legal de qualquer natureza. Essa apresentação é um breve resumo de cunho meramente informativo, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, de 03 de maio de 2018, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico. Embora as informações e opiniões expressas aqui tenham sido obtidas de fontes confiáveis e fidedignas, nenhuma garantia ou responsabilidade, expressa ou implícita é feita a respeito da exatidão, fidelidade e/ou totalidade das informações. Todas as informações, opiniões e valores eventualmente indicados estão sujeitos à alteração sem prévio aviso. Ressaltamos também, que as opiniões expressas neste material refletem a opinião do respectivo profissional convidado e não necessariamente expressam a opinião do BTG Pactual, não devendo ser tratadas como tal. As informações contidas nesta apresentação não podem ser consideradas como única fonte de informações no processo decisório do investidor, que, antes de tomar qualquer decisão, deverá realizar uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos, face aos seus objetivos pessoais e ao seu perfil de risco ("Suitability"). Para maiores informações, acesse www.btgpactualdigital.com

Os riscos da operação com títulos de renda fixa (CDB, LCI e LCA) estão na capacidade de o emissor honrar a dívida; na impossibilidade de venda do título ou na ausência de investidores interessados em adquiri-lo; e na possibilidade de variação da taxa de juros e dos indexadores. É importante a adequada compreensão da natureza, forma de rentabilidade e riscos dos títulos de renda fixa antes da sua aquisição. CDB, LCI e LCA contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que garante a devolução do principal investido acrescido de juros referente a rendimentos, na hipótese da incapacidade de pagamento da instituição financeira, de até R$ 250 mil reais por CPF e por instituição financeira, considerando o limite de garantia de R$ 1 milhão para cada período de quatro anos.

FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. E recomendada a leitura cuidadosa do Formulário de Informações Complementares e Regulamento do Fundo de Investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos.

Ressaltamos que as opiniões e projeções referente COE, aqui apresentadas representam a opinião da área Structured Products do BTG Pactual, mas não necessariamente a opinião institucional do BTG Pactual, podendo o BTG Pactual, suas subsidiárias e/ou seus empregados podem, eventualmente, possuir uma posição comprada ou vendida, atuar em nome próprio e/ou como coordenador ou agente em operações envolvendo ações ou demais investimentos relevantes. COE NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA.

Os regulamentos completos dos Planos de Previdência da BTG Pactual Vida e Previdência S/A deverão ser lidos previamente a sua contratação. Os direitos e obrigações das partes estão definidos na Proposta e nos Regulamentos do plano contratado. É recomendada a leitura cuidadosa do regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. O registro do plano na Susep não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação de comercialização. O Participante/Segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros no site www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na Susep, nome completo, CNPJ ou CPF. BTG Pactual Vida e Previdência S/A - CNPJ: 19.449.767/0001-20. Processos SUSEP PGBL: 15414.901924/2014-44 e VGBL: 15414.901922/2014-55.

Fundos de investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. É recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. Os investidores devem estar preparados para aceitar os riscos inerentes aos diversos mercados em que os fundos atuam e, consequentemente, possíveis variações no patrimônio investido. Os produtos e serviços aqui mencionados podem não estar disponíveis em todas as jurisdições ou para determinadas categorias de investidores. Adicionalmente, a legislação e regulamentação de proteção a investidores de determinadas jurisdições/países, pode não se aplicar a produtos e serviços registrados em outras jurisdições/países, sujeitos à legislação e regulamentação respectivamente aplicáveis, além de previsões contratuais específicas.

Anbima Anbima