Coeficiente Beta: o que é, como calcular (fórmula) e como usar

Quando se ouve falar em algum tipo de medida de performance de ação ou de um fundo, muitas vezes surge uma variável chamada Beta. Essa variável mede a volatilidade, ou o risco sistêmico, da ação ou do portfólio em comparação com o mercado de um modo geral. Para quem está mais familiarizado com o mundo financeiro, essa variável é utilizada em modelos de valuation, no CAPM, e em análise de portfolios, como na razão de Treynor.

Risco Sistêmico: é o risco inerente ao mercado como um todo. Também conhecido como risco não diversificável, volatilidade ou risco de mercado, afeta o mercado como um todo. Esse tipo de risco é imprevisível e dificilmente anulável. Ele não pode ser diminuído através de diversificação, somente através de uma alocação estratégica ou alguns tipos de proteção (hedge).

Como é calculado?

O beta, ou coeficiente beta, é calculado a partir de uma regressão levando em conta o mercado e o ativo alvo – não se assuste com o termo regressão, é mais simples do que parece –. Ele representa o quanto o retorno do ativo varia em função da variação do mercado em geral. O beta do ativo alvo é a covariância entre o ativo e o mercado, dividido pela variância do mercado em uma especifica janela de tempo.

À primeira vista parece bem complicado, mas o conceito é simples. Vamos supor que você possua uma ação listada na Bovespa e essa ação possua Beta = 2, quando o Bovespa (o mercado) subir 1% é esperado que a sua ação suba 2%, por outro lado se o mercado cair 2% você provavelmente verá sua ação despencar 4%. Vale lembrar que o Beta é uma medida que não é constante e varia em função da janela de tempo que você usa para calcular.

beta01

Como usá-lo?

O beta é utilizado pelo investidor como uma medida de risco, ele vai indicar quanto o seu portfólio ou sua ação está exposta ao mercado. Se o investidor quiser ações ou fundos com menores exposições ao mercado deverá buscar betas mais baixos, se quiser aumentar sua exposição às variações do mercado deverá manter ativos ou portfólios com betas mais altos.

 
Beta medido com janela de um mês
(index)

beta02

Fonte: Bloomberg e BTG Pactual

Artigos relacionados

Deixe seu comentário 0