Quem investe, especialmente no mercado de renda variável, precisa dedicar tempo para ampliar o conhecimento. Nesse sentido, existem inúmeros livros para investidores que desejam tomar decisões mais acertadas nos investimentos em Ações.

Um investidor que não se atualiza sobre o mercado financeiro fica mais suscetível a cometer erros de investimento. Além disso, você pode aprender a melhorar seus resultados com a experiência dos maiores investidores do mundo.

Há diversos bons livros sobre o assunto disponíveis no mercado atualmente. Dentre eles, há alguns que são leitura obrigatória para quem deseja iniciar seus investimentos na bolsa de valores.

Neste artigo, vou apresentar os 5 livros que todos os investidores em Ações devem ler. Confira!

1. O Investidor Inteligente (Benjamin Graham)

Benjamin Graham é considerado um dos maiores consultores de investimentos do século XX. Ele foi capaz de revolucionar o mercado financeiro do mundo ao atuar como investidor e acadêmico.

Graham tinha uma carreira de economista, professor e escritor. É conhecido por alguns como o pai do Value Investing (investimento em valor) e da análise fundamentalista.

Seus ensinamentos foram fundamentais para que os investidores tivessem mais sucesso nos investimentos. Inclusive, Warren Buffett, um dos maiores investidores do mundo, foi seu aluno e seguidor e ainda utiliza seus conhecimentos.

O livro “O Investidor Inteligente” não traz um modelo ou fórmula mágica para investir. A obra, que é considerada um clássico, funciona como um guia para os investidores. Ela mostra como Graham escolheu seus investimentos ao longo dos anos.

Quem deseja obter lucros a partir de análises completas de empresas e setores também pode ter a obra como um manual. Portanto, o livro é indispensável para aqueles que desejam investir em Ações.

2. Investidores Conservadores Dormem Tranquilos (Philip Fisher)

Philip Fisher foi outro dos investidores mais influentes do mundo. Ele escreveu livros e teorias que influenciaram a forma de investir de muitas pessoas que tiveram sucesso nos investimentos. A visão de Fisher na área era de longo prazo.

Seus conceitos em relação aos investimentos na bolsa de valores ainda têm grande influência no mercado. O autor se formou em economia pela Universidade de Stanford e trabalhou como analista de valores mobiliários por muitos anos.

O livro que estou indicando é uma de suas obras mais importantes. Nela, Fisher mostra como ganhar dinheiro por meio do que ele considera as quatro dimensões de um investimento:

  • a primeira inclui as características da empresa na qual o investidor pretende investir;
  • a segunda dimensão é o fator humano;
  • a terceira são as características intrínsecas à natureza do próprio negócio;
  • a quarta dimensão é a proporção entre preço e rendimento.

O leitor pode conferir informações sobre como agir e criar oportunidades para ganhar dinheiro mesmo em épocas de crise. O autor também conta a sua trajetória de vida, o início da carreira e como desenvolveu sua forma de pensar e investir.

3. O Jeito Warren Buffett de Investir (Robert G. Hagstrom)

Warren Buffet é o mais famoso investidor de todos os tempos e ainda é considerado um dos mais importantes da atualidade. É difícil encontrar investidores de Ações que não tenham ouvido falar no “oráculo de Omaha”.

Buffett se graduou em Economia e se especializou na Universidade de Columbia, com Benjamin Graham. Eles trabalharam juntos por alguns anos em um negócio de gestão de investimentos. Depois, Buffett criou a própria empresa.

O livro escrito por Hagstrom sobre o megainvestidor é uma obra atemporal que, apesar de escrita em 1990, continua atual e interessante. Afinal, ele trata das estratégias de investimento de um dos principais nomes do mercado financeiro.

A obra mostra como Buffett utiliza a análise fundamentalista em suas tomadas de decisão. Outro ponto importante da leitura é o ensinamento acerca da volatilidade do mercado. A ideia é que, conhecendo o investimento, as oscilações dos preços não devem assustar o investidor.

4. A Fórmula Mágica de Joel Greenblatt para Bater o Mercado de Ações (Joel Greenblat)

O autor Joel Greenblatt é professor da Columbia Business School e gestor de fundos de hedge. Essa sugestão é de um dos seus livros mais importantes. A obra ensina uma fórmula para bater o mercado de Ações e que traz retorno para seus investimentos a longo prazo.

No entanto, ao seguir as recomendações de Greenblatt, é importante ter disciplina e paciência. Embora fale de mágica, sabemos que no mercado é preciso aguardar que seus ganhos fiquem acima da média do mercado ao longo dos anos.

A fórmula já é conhecida por investidores de longo prazo: consiste em identificar empresas que tenham alto valor e fundamentos sólidos. Tais companhias também precisam ser negociadas a preços mais baixos no mercado.

Para identificar essas oportunidades, o autor sugere a criação de um ranking, que pode ser montado utilizando alguns índices. São eles: ROE (Retorno Sobre o Patrimônio Líquido) e o P/L, calculado pela divisão do preço de uma Ação pelo lucro líquido de cada papel.

5. O Investidor de Bom Senso (John C. Bogle)

John C. Bogle foi um dos maiores investidores dos Estados Unidos. E um dos seus objetivos de vida era reduzir os custos dos investimentos em Ações para que mais pessoas tivessem acesso a eles. Esse pensamento o levou a criar o primeiro Fundo de Índice disponível para os investidores.

A obra “O Investidor de Bom Senso” é considerada um guia clássico para atuar de forma inteligente no mercado financeiro. O autor revela no livro como ter o melhor desempenho, apresentando o que considera a estratégia mais simples e eficiente: os Fundos de Índice (ETFs).

O livro traz conselhos práticos para os investidores e diversos ensinamentos. Entre eles, Bogle mostra como construir uma carteira diversificada de baixo custo sem correr alguns riscos que existem em Ações individuais.

Ele também aponta o que acadêmicos brilhantes e investidores experientes, como Warren Buffett e Benjamin Graham, têm a dizer sobre investimentos.

Mesmo que você já invista em Ações, vale a pena aproveitar o conhecimento adicional que esses 5 livros podem oferecer para os investidores. Lembre-se que quanto mais você se preparar, maiores são as chances de obter êxito nos investimentos em renda variável!

Gostou do conteúdo? Então, complemente a sua leitura e confira as 4 dicas que preparei para você ter sucesso investindo na bolsa!

André Bona:

Com mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, ensinando milhares de pessoas a investirem melhor, Bona é professor, palestrante e parceiro de conteúdo do BTG Pactual digital.

Posts relacionados

Deixe seu comentário 0

Você está a um passo para investir com mais segurança e tranquilidade.
Crie sua conta agora


Preencha com seu nome

Preencha com seu e-mail

Preencha com seu telefone

Está com dúvidas? Entre em contato com a gente!

ENTRE EM CONTATO

O Grupo BTG Pactual (“BTG Pactual”) não fornece opiniões jurídicas ou tributárias. Sendo assim, essa apresentação não constitui aconselhamento legal de qualquer natureza. Essa apresentação é um breve resumo de cunho meramente informativo, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, de 03 de maio de 2018, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico. Embora as informações e opiniões expressas aqui tenham sido obtidas de fontes confiáveis e fidedignas, nenhuma garantia ou responsabilidade, expressa ou implícita é feita a respeito da exatidão, fidelidade e/ou totalidade das informações. Todas as informações, opiniões e valores eventualmente indicados estão sujeitos à alteração sem prévio aviso. Ressaltamos também, que as opiniões expressas neste material refletem a opinião do respectivo profissional convidado e não necessariamente expressam a opinião do BTG Pactual, não devendo ser tratadas como tal. As informações contidas nesta apresentação não podem ser consideradas como única fonte de informações no processo decisório do investidor, que, antes de tomar qualquer decisão, deverá realizar uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos, face aos seus objetivos pessoais e ao seu perfil de risco ("Suitability"). Para maiores informações, acesse www.btgpactualdigital.com

Os riscos da operação com títulos de renda fixa (CDB, LCI e LCA) estão na capacidade de o emissor honrar a dívida; na impossibilidade de venda do título ou na ausência de investidores interessados em adquiri-lo; e na possibilidade de variação da taxa de juros e dos indexadores. É importante a adequada compreensão da natureza, forma de rentabilidade e riscos dos títulos de renda fixa antes da sua aquisição. CDB, LCI e LCA contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que garante a devolução do principal investido acrescido de juros referente a rendimentos, na hipótese da incapacidade de pagamento da instituição financeira, de até R$ 250 mil reais por CPF e por instituição financeira, considerando o limite de garantia de R$ 1 milhão para cada período de quatro anos.

FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. E recomendada a leitura cuidadosa do Formulário de Informações Complementares e Regulamento do Fundo de Investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos.

Ressaltamos que as opiniões e projeções referente COE, aqui apresentadas representam a opinião da área Structured Products do BTG Pactual, mas não necessariamente a opinião institucional do BTG Pactual, podendo o BTG Pactual, suas subsidiárias e/ou seus empregados podem, eventualmente, possuir uma posição comprada ou vendida, atuar em nome próprio e/ou como coordenador ou agente em operações envolvendo ações ou demais investimentos relevantes. COE NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA.

Os regulamentos completos dos Planos de Previdência da BTG Pactual Vida e Previdência S/A deverão ser lidos previamente a sua contratação. Os direitos e obrigações das partes estão definidos na Proposta e nos Regulamentos do plano contratado. É recomendada a leitura cuidadosa do regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. O registro do plano na Susep não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação de comercialização. O Participante/Segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros no site www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na Susep, nome completo, CNPJ ou CPF. BTG Pactual Vida e Previdência S/A - CNPJ: 19.449.767/0001-20. Processos SUSEP PGBL: 15414.901924/2014-44 e VGBL: 15414.901922/2014-55.

Fundos de investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. É recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. Os investidores devem estar preparados para aceitar os riscos inerentes aos diversos mercados em que os fundos atuam e, consequentemente, possíveis variações no patrimônio investido. Os produtos e serviços aqui mencionados podem não estar disponíveis em todas as jurisdições ou para determinadas categorias de investidores. Adicionalmente, a legislação e regulamentação de proteção a investidores de determinadas jurisdições/países, pode não se aplicar a produtos e serviços registrados em outras jurisdições/países, sujeitos à legislação e regulamentação respectivamente aplicáveis, além de previsões contratuais específicas.

Anbima Anbima