Investimentos

5 dicas para você alcançar a independência financeira

Setembro é conhecido, no Brasil, por ser o primeiro mês no segundo semestre do ano com um feriado nacional, o da independência do país, comemorada no dia 7. Pensando nesse momento, aqui no BTG Pactual digital nós levantamos cinco dicas de como se planejar para atingir a sua independência financeira: ou seja, ter dinheiro na conta suficiente para não precisar mais trabalhar para se sustentar. Confira a seguir:

Inscreva-se em nossa newsletter

Preencha com um e-mail válido

Inscrição concluída com sucesso!

1 – Se livre das dívidas

O primeiro passo é bastante óbvio, mas extremamente necessário. Para ser independente financeiramente, primeiro é preciso saber como cortar as dívidas. Nessas horas, não adianta fingir que a situação não existe, porque ela não se resolverá sozinha. Se você tem alguma dívida, sua prioridade financeira total deve ser resolver esse problema o quanto antes, seja cortando gastos ou então buscando um refinanciamento dos seus débitos com taxas menos agressivas.

2 – Reveja seu padrão de vida

Esse é outro passo que pode parecer simples, mas muita gente negligencia: faça uma avaliação séria sobre o seu padrão de vida atual e veja se ele faz sentido para você. Talvez, cortando alguns gastos desnecessários, você pode não apenas juntar mais dinheiro, mas também ter um padrão de vida mais fácil de atingir para chegar ao sonho da independência financeira mais cedo. Avalie com honestidade quais são seus gastos mensais e saiba onde economizar um pouco mais.

3 – Guarde dinheiro regularmente

Certo, os gastos já foram cortados, as dívidas também, então agora chegou o momento de guardar dinheiro. É claro que ninguém precisa viver sem nenhum luxo, mas guardar uma parte de seu salário é, sem sombra de dúvida, parte muito importante no processo para alcançar a independência financeira. Defina um percentual dos seus rendimentos que seja factível com a sua realidade e comece a poupar. 10% é uma fatia que costuma ser indicada para quem está no começo dessa jornada e é nesse passo que se começa a traçar uma meta realista do montante total de dinheiro que deve ser alcançado e do tempo para realizar esse sonho.

4 – Busque os investimentos adequados a seu perfil

Uma vez que se começa a guardar dinheiro, o próximo passo também é natural: buscar as melhores opções para aplicar seu dinheiro pensando no objetivo de alcançar a independência financeira. Não existe uma regra definida sobre qual é o melhor investimento para cada pessoa, mas especialistas concordam que investidores mais jovens e, consequentemente mais distantes desse objetivo, podem tomar mais risco na carteira, buscando opções mais agressivas, como o investimento em renda variável, por exemplo. Quanto mais perto for se chegando do objetivo, mais conservadores devem ser os investimentos para evitar riscos ao máximo. Mas claro que tudo isso vai depender, também da tolerância ao risco de cada um.

5 – Corte o máximo de taxas possível

Mesmo poupando e investindo, nem sempre o investidor consegue ver o seu patrimônio crescendo no ritmo que precisaria para atingir a independência financeira no tempo desejado. Isso acontece porque, em muitos casos, a instituição financeira escolhida para investir nem sempre tem os produtos mais rentáveis ou as taxas mais em conta para cada investidor. Apenas para ficar em um exemplo: grandes bancos de varejo tradicionais costumam cobrar taxas de administração sobre seus clientes sobre o investimento em Tesouro Direto, enquanto no BTG Pactual digital essa taxa simplesmente não é cobrada. Assim, para buscar bons investimentos, é preciso estar atento a todas as opções do mercado, para evitar várias taxas que parecem pequenas, mas, no final das contas, trazem um enorme impacto na rentabilidade final.

Deixe seu comentário 6

  1. Excelentes conselhos. Sou cadastrado no BTG e tenho várias aplicações com vocês mas sempre seria interessante receber conselhos e/ou dicas sobre
    novas aplicações ou relocações. Meu perfil é Moderado pois estou aposentado mas, continuo na ativa e pretendo aposentar definitivamente daqui alguns anos logo prefiro aplicações de médio prazo . Agradeço as sugestões.

    1. Oswaldo, tudo bem?

      Nossa equipe entrará em contato para auxiliá-lo neste investimento.

      Muito obrigado!

Posts relacionados

Você está a um passo para investir com mais segurança e tranquilidade.
Crie sua conta agora


Preencha com seu nome

Preencha com seu e-mail

Preencha com seu telefone

Está com dúvidas? Entre em contato com a gente!

ENTRE EM CONTATO

O Grupo BTG Pactual (“BTG Pactual”) não fornece opiniões jurídicas ou tributárias. Sendo assim, essa apresentação não constitui aconselhamento legal de qualquer natureza. Essa apresentação é um breve resumo de cunho meramente informativo, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, de 03 de maio de 2018, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico. Embora as informações e opiniões expressas aqui tenham sido obtidas de fontes confiáveis e fidedignas, nenhuma garantia ou responsabilidade, expressa ou implícita é feita a respeito da exatidão, fidelidade e/ou totalidade das informações. Todas as informações, opiniões e valores eventualmente indicados estão sujeitos à alteração sem prévio aviso. Ressaltamos também, que as opiniões expressas neste material refletem a opinião do respectivo profissional convidado e não necessariamente expressam a opinião do BTG Pactual, não devendo ser tratadas como tal. As informações contidas nesta apresentação não podem ser consideradas como única fonte de informações no processo decisório do investidor, que, antes de tomar qualquer decisão, deverá realizar uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos, face aos seus objetivos pessoais e ao seu perfil de risco ("Suitability"). Para maiores informações, acesse www.btgpactualdigital.com

Os riscos da operação com títulos de renda fixa (CDB, LCI e LCA) estão na capacidade de o emissor honrar a dívida; na impossibilidade de venda do título ou na ausência de investidores interessados em adquiri-lo; e na possibilidade de variação da taxa de juros e dos indexadores. É importante a adequada compreensão da natureza, forma de rentabilidade e riscos dos títulos de renda fixa antes da sua aquisição. CDB, LCI e LCA contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que garante a devolução do principal investido acrescido de juros referente a rendimentos, na hipótese da incapacidade de pagamento da instituição financeira, de até R$ 250 mil reais por CPF e por instituição financeira, considerando o limite de garantia de R$ 1 milhão para cada período de quatro anos.

FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. E recomendada a leitura cuidadosa do Formulário de Informações Complementares e Regulamento do Fundo de Investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos.

Ressaltamos que as opiniões e projeções referente COE, aqui apresentadas representam a opinião da área Structured Products do BTG Pactual, mas não necessariamente a opinião institucional do BTG Pactual, podendo o BTG Pactual, suas subsidiárias e/ou seus empregados podem, eventualmente, possuir uma posição comprada ou vendida, atuar em nome próprio e/ou como coordenador ou agente em operações envolvendo ações ou demais investimentos relevantes. COE NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA.

Os regulamentos completos dos Planos de Previdência da BTG Pactual Vida e Previdência S/A deverão ser lidos previamente a sua contratação. Os direitos e obrigações das partes estão definidos na Proposta e nos Regulamentos do plano contratado. É recomendada a leitura cuidadosa do regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. O registro do plano na Susep não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação de comercialização. O Participante/Segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros no site www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na Susep, nome completo, CNPJ ou CPF. BTG Pactual Vida e Previdência S/A - CNPJ: 19.449.767/0001-20. Processos SUSEP PGBL: 15414.901924/2014-44 e VGBL: 15414.901922/2014-55.

Fundos de investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. É recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. Os investidores devem estar preparados para aceitar os riscos inerentes aos diversos mercados em que os fundos atuam e, consequentemente, possíveis variações no patrimônio investido. Os produtos e serviços aqui mencionados podem não estar disponíveis em todas as jurisdições ou para determinadas categorias de investidores. Adicionalmente, a legislação e regulamentação de proteção a investidores de determinadas jurisdições/países, pode não se aplicar a produtos e serviços registrados em outras jurisdições/países, sujeitos à legislação e regulamentação respectivamente aplicáveis, além de previsões contratuais específicas.

Anbima Anbima