Quais são os melhores investimentos?” Essa é a pergunta que os consultores, assessores e gestores de investimento mais ouvem no dia a dia. Mas será que os melhores investimentos realmente existem? Como encontrá-los? Este é o tema do meu artigo de hoje.

A lei oferta x demanda

Se existissem os melhores investimentos, todo mundo desejaria investir nesses ativos. E como os recursos são limitados, você teria um número X de imóveis, um número X de criptomoedas e um número X de ações de uma empresa para ofertar. Assim, o dono desse ativo, sabendo que seu patrimônio é valioso, com certeza não iria vendê-lo.

Como convencer alguém que tenha um determinado ativo a vendê-lo? Aumentando muito o preço de compra desse ativo. Neste caso, mesmo que seja um investimento muito rentável, se o preço começa a subir muito por causa da procura, chegará uma hora que você pagará tão caro que a rentabilidade que ele possuía deixa de ser atrativa.

É por essa razão que o “ótimo investimento” hoje provavelmente deixará de ser um ótimo investimento amanhã.

Os melhores investimentos são os seus

Quando você pergunta para um bom especialista qual é o melhor investimento, certamente ele evitará dar uma resposta objetiva. Isto acontece por que é necessário entender um pouco sobre você antes de dar uma resposta, pois cada um de nós tem uma necessidade, um conhecimento e uma certa habilidade para lidar com determinados investimentos.

Se você me acompanha nas redes sociais, deve perceber que eu proponho uma sequência estratégica de investimento com o intuito de que você tenha uma estrutura adequada de recursos, começando pela construção de uma reserva de emergências, passando por um plano de independência financeira e montando uma carteira diversificada de risco, com a finalidade de realizar diferentes sonhos em diferentes prazos.

Por isso que o melhor investimento é aquele que atende a sua necessidade: mais liquidez para o curto prazo, uma renda fixa sem liquidez para o médio prazo e uma carteira de ações, um fundo de índice (chamados ETF’s) ou fundo multimercado compondo sua estratégia para a independência financeira.

O melhor investimento pode estar perto de você

Os melhores investimentos podem ser aqueles com os quais você convive mais no dia a dia. Por exemplo, quem trabalha na construção civil poderá fazer bons investimentos em imóveis. Trabalha no mercado financeiro? Provavelmente você vai entender melhor as análises dos fundos de ações. Dessa forma, você estará mais envolvido no mercado em que investe e encontrará mais oportunidades de investimento.

Se você está muito ocupado com sua rotina de profissional (professor, médico, etc.) e não terá tempo de acompanhar o mercado, com toda a certeza você estará bem servido ao investir em uma combinação de renda fixa e de produtos administrados por bons gestores, com uma estratégia que tenha sido orientada por um assessor de investimentos.

Conclusão

Os melhores investimentos simplesmente não existem. Se existissem, a sua procura seria tão grande que seu preço aumentaria e, portanto, inviabilizaria o retorno do dinheiro aplicado. Outro ponto é que não existe um investimento padrão, por que cada pessoa tem

.a sua necessidade, objetivos, particularidades e entendimento sobre o mercado financeiro.

Você certamente conhece pessoas que foram bem-sucedidas em qualquer investimento que você tenha analisado (imóveis, ações, obras de artes etc.). O que elas têm em comum? Paixão por estudar sobre o assunto, procurar oportunidades e o mais importante: aprendem com as decisões erradas que foram tomadas durante a jornada.

Na prática, não existem os melhores investimentos e sim aqueles com os quais você se sairá melhor quando estiver bem envolvido.

Deixe seu comentário 6

  1. Ótima, orientação. Sou iniciante e estou buscando bastante conteúdo possa evita erros e precipitações.

  2. Gostei das informações e tenho certeza que vamos fazer uma boa parceria , pois não tenho conhecimento nessa área, mas tenho interesse e tempo para aprender sobre o mercado financeiro e estou pesquisando alguns artigo, uns site e buscando conhecer e aprender sobre o assunto

Você está a um passo para investir com mais segurança e tranquilidade.
Crie sua conta agora


Preencha com seu nome

Preencha com seu e-mail

Preencha com seu telefone

Está com dúvidas? Entre em contato com a gente!

ENTRE EM CONTATO

O Grupo BTG Pactual (“BTG Pactual”) não fornece opiniões jurídicas ou tributárias. Sendo assim, essa apresentação não constitui aconselhamento legal de qualquer natureza. Essa apresentação é um breve resumo de cunho meramente informativo, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, de 03 de maio de 2018, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico. Embora as informações e opiniões expressas aqui tenham sido obtidas de fontes confiáveis e fidedignas, nenhuma garantia ou responsabilidade, expressa ou implícita é feita a respeito da exatidão, fidelidade e/ou totalidade das informações. Todas as informações, opiniões e valores eventualmente indicados estão sujeitos à alteração sem prévio aviso. Ressaltamos também, que as opiniões expressas neste material refletem a opinião do respectivo profissional convidado e não necessariamente expressam a opinião do BTG Pactual, não devendo ser tratadas como tal. As informações contidas nesta apresentação não podem ser consideradas como única fonte de informações no processo decisório do investidor, que, antes de tomar qualquer decisão, deverá realizar uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos, face aos seus objetivos pessoais e ao seu perfil de risco ("Suitability"). Para maiores informações, acesse www.btgpactualdigital.com

Os riscos da operação com títulos de renda fixa (CDB, LCI e LCA) estão na capacidade de o emissor honrar a dívida; na impossibilidade de venda do título ou na ausência de investidores interessados em adquiri-lo; e na possibilidade de variação da taxa de juros e dos indexadores. É importante a adequada compreensão da natureza, forma de rentabilidade e riscos dos títulos de renda fixa antes da sua aquisição. CDB, LCI e LCA contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que garante a devolução do principal investido acrescido de juros referente a rendimentos, na hipótese da incapacidade de pagamento da instituição financeira, de até R$ 250 mil reais por CPF e por instituição financeira, considerando o limite de garantia de R$ 1 milhão para cada período de quatro anos.

FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. E recomendada a leitura cuidadosa do Formulário de Informações Complementares e Regulamento do Fundo de Investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos.

Ressaltamos que as opiniões e projeções referente COE, aqui apresentadas representam a opinião da área Structured Products do BTG Pactual, mas não necessariamente a opinião institucional do BTG Pactual, podendo o BTG Pactual, suas subsidiárias e/ou seus empregados podem, eventualmente, possuir uma posição comprada ou vendida, atuar em nome próprio e/ou como coordenador ou agente em operações envolvendo ações ou demais investimentos relevantes. COE NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA.

Os regulamentos completos dos Planos de Previdência da BTG Pactual Vida e Previdência S/A deverão ser lidos previamente a sua contratação. Os direitos e obrigações das partes estão definidos na Proposta e nos Regulamentos do plano contratado. É recomendada a leitura cuidadosa do regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. O registro do plano na Susep não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação de comercialização. O Participante/Segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros no site www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na Susep, nome completo, CNPJ ou CPF. BTG Pactual Vida e Previdência S/A - CNPJ: 19.449.767/0001-20. Processos SUSEP PGBL: 15414.901924/2014-44 e VGBL: 15414.901922/2014-55.

Fundos de investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. É recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. Os investidores devem estar preparados para aceitar os riscos inerentes aos diversos mercados em que os fundos atuam e, consequentemente, possíveis variações no patrimônio investido. Os produtos e serviços aqui mencionados podem não estar disponíveis em todas as jurisdições ou para determinadas categorias de investidores. Adicionalmente, a legislação e regulamentação de proteção a investidores de determinadas jurisdições/países, pode não se aplicar a produtos e serviços registrados em outras jurisdições/países, sujeitos à legislação e regulamentação respectivamente aplicáveis, além de previsões contratuais específicas.

Anbima Anbima