A busca pelo primeiro milhão de reais está no radar de muitas pessoas que começam a investir. Esse número simbólico representa a conquista da independência financeira e pode ser atingido com organização e disciplina.

Este artigo reúne algumas dicas para quem deseja alcançar o primeiro milhão. A cifra que hoje parece inatingível pode ficar mais próxima se você adotar as estratégias corretas. Vamos lá?

Estabeleça objetivos com diferentes prazos

Um dos segredos do acúmulo de dinheiro ao longo dos anos é a disciplina. Muitos iniciam seu plano de independência financeira de forma regrada e eficaz, mas o interrompem após poucos anos. Na maior parte dos casos, essa perda de fôlego se deve à falta de objetivos.

Alguém pode supor que a busca pelo primeiro milhão já é um objetivo mais do que suficiente. No entanto, essa meta final precisa ser amparada por objetivos parciais ao longo do percurso. Pense que serão anos de esforço de poupança para atingir o grande sonho.

Imagine que você deseja acumular um milhão de reais para comprar a casa de seus sonhos. Perfeito, o objetivo final está definido. Mas até chegar lá, você pode estabelecer planos de prazo mais curto e que exigem menos recursos. Por exemplo, uma viagem para o exterior. Conciliar objetivos com diferentes datas de conclusão ajuda a manter a motivação.

Pense no futuro sem esquecer do presente

Existe um pensamento comum entre as pessoas que planejam conquistar metas específicas, como o primeiro milhão, que pode ser perigoso. Trata-se da ideia de sacrificar o presente em nome de um futuro de prosperidade. Essa postura é equivocada por diferentes razões.

Abrir mão da qualidade de vida em nome de um esforço hercúleo de poupança pode até parecer a escolha correta no início. Alguns se empolgam ao acelerar o processo de multiplicação, mas se esquecem de valorizar o presente. Resultado? As pessoas se tornam menos felizes e todo o esforço começa a perder sentido.

Construir a aposentadoria não será importante se a sua vida não for bem vivida. O bem-estar deve ser priorizado mesmo quando estamos em um processo de acumulação. Para entender melhor a importância desse comportamento, recomendo a leitura deste artigo.

A fórmula do enriquecimento

Um bom planejamento financeiro – independentemente dos objetivos – passa pelo o que chamo de fórmula do enriquecimento. Sua lógica é bastante objetiva: gaste menos do que você ganha e invista a diferença com inteligência.

Primeiro ponto de atenção: gastar menos não é o mesmo que cortar gastos. O que proponho é um exercício mais minucioso. Olhe para seu orçamento e identifique como manter um padrão de vida interessante gastando menos do que recebe. O importante é criar essa margem para ter recursos a serem destinados aos seus investimentos.

Um erro recorrente nesse exame do orçamento doméstico é esticar demais a corda. Por exemplo: a pessoa recebe três mil reais mensais, acumula gastos até esgotar os três mil e sua ideia é poupar quando sobrar algum dinheiro. É claro que essa conduta não leva ao enriquecimento, pois falta disciplina e organização para poupar com regularidade.

Encontre seus gatilhos de motivação

Se você imagina que manter uma disciplina rígida por vários anos só é possível a pessoas motivadas, seu raciocínio está certo. Por isso, uma orientação importante é dedicar parte de sua renda mensal a atividades que elevem a sua qualidade de vida. São gastos com cursos, viagens e atividades recompensadoras.

Esse consumo voltado ao bem-estar não é um vilão para seu esforço de poupança. Aliás, seu efeito é exatamente inverso. À medida que você encontra seus gatilhos de motivação, seus investimentos se solidificam e os planos tendem a caminhar melhor.

Outra vantagem em abraçar gastos desse tipo é criar uma flexibilidade maior em seu orçamento. Você terá maior propensão em reduzir os gastos fixos com moradia, transporte e saúde. Em médio prazo, isso dará um fôlego extra ao orçamento e permitirá um reforço nos investimentos.

A importância de se prevenir contra imprevistos

A redução nos custos fixos do dia a dia, sugerida acima, tem outro efeito muito interessante em suas finanças. Isso porque os gastos com bem-estar e qualidade de vida são mais flexíveis. Uma viagem pode ser adiada, um curso pode ser interrompido e retomado mais à frente.

Essa margem para manobra no orçamento mensal é muito importante na administração de imprevistos. Quando acontecer algo que foge do seu controle, você terá condições de ajustar alguns compromissos para lidar com essa urgência.

Por outro lado, um orçamento mais engessado cria uma dificuldade para quem se depara com algum imprevisto. Isso pode gerar um atraso de parcelas e até o acúmulo de dívidas.

É possível se aposentar com o primeiro milhão?

Agora que você já tem uma boa ideia de como iniciar a construção da independência financeira, vou esclarecer um ponto importante. Um milhão de reais é um montante robusto, mas não necessariamente vai garantir sua aposentadoria. Por que digo isso?

Se você aplicar um milhão de reais em uma boa carteira de investimentos, pode conseguir uma renda perpétua na casa dos quatro mil reais. Será que esse valor é suficiente para garantir o conforto de uma pessoa idosa? Há que se pensar no aumento do custo de vida com o passar dos anos. O plano de saúde ilustra bem esse ponto.

Portanto, a conquista do primeiro milhão pode ser vista como uma etapa na construção de seus sonhos. Chegar a essa cifra pode representar, por exemplo, uma oportunidade para empreender em algo que signifique muito para você. E o principal benefício da independência financeira é a liberdade de escolha que ela proporciona.

Comece a construção do seu primeiro milhão

Existem alguns segredos na busca pelo enriquecimento. Como vimos, flexibilizar o orçamento e valorizar a qualidade de vida são atitudes decisivas nesse sentido. Mas é claro que isso só será realmente determinante se você fizer boas escolhas de investimento.

Portanto, uma das chaves para alcançar a independência financeira é investir com inteligência. Se você deseja chegar mais rápido ao primeiro milhão, a qualidade da sua carteira de aplicações é determinante. Neste outro artigo do blog, abordo a importância de fazer escolhas consistentes para seus investimentos. Confira e comece a aprimorar sua carteira.

 

Posts relacionados

Deixe seu comentário 1

  1. e’ interessante, muito bom mesmo, mas Eu prefiro o investimento na area imoveis para locacao, da uma das rentabilidades no momento… Bom dia

Você está a um passo para investir com mais segurança e tranquilidade.
Crie sua conta agora


Preencha com seu nome

Preencha com seu e-mail

Preencha com seu telefone

Está com dúvidas? Entre em contato com a gente!

ENTRE EM CONTATO

O Grupo BTG Pactual (“BTG Pactual”) não fornece opiniões jurídicas ou tributárias. Sendo assim, essa apresentação não constitui aconselhamento legal de qualquer natureza. Essa apresentação é um breve resumo de cunho meramente informativo, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, de 03 de maio de 2018, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico. Embora as informações e opiniões expressas aqui tenham sido obtidas de fontes confiáveis e fidedignas, nenhuma garantia ou responsabilidade, expressa ou implícita é feita a respeito da exatidão, fidelidade e/ou totalidade das informações. Todas as informações, opiniões e valores eventualmente indicados estão sujeitos à alteração sem prévio aviso. Ressaltamos também, que as opiniões expressas neste material refletem a opinião do respectivo profissional convidado e não necessariamente expressam a opinião do BTG Pactual, não devendo ser tratadas como tal. As informações contidas nesta apresentação não podem ser consideradas como única fonte de informações no processo decisório do investidor, que, antes de tomar qualquer decisão, deverá realizar uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos, face aos seus objetivos pessoais e ao seu perfil de risco ("Suitability"). Para maiores informações, acesse www.btgpactualdigital.com

Os riscos da operação com títulos de renda fixa (CDB, LCI e LCA) estão na capacidade de o emissor honrar a dívida; na impossibilidade de venda do título ou na ausência de investidores interessados em adquiri-lo; e na possibilidade de variação da taxa de juros e dos indexadores. É importante a adequada compreensão da natureza, forma de rentabilidade e riscos dos títulos de renda fixa antes da sua aquisição. CDB, LCI e LCA contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que garante a devolução do principal investido acrescido de juros referente a rendimentos, na hipótese da incapacidade de pagamento da instituição financeira, de até R$ 250 mil reais por CPF e por instituição financeira, considerando o limite de garantia de R$ 1 milhão para cada período de quatro anos.

FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. E recomendada a leitura cuidadosa do Formulário de Informações Complementares e Regulamento do Fundo de Investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos.

Ressaltamos que as opiniões e projeções referente COE, aqui apresentadas representam a opinião da área Structured Products do BTG Pactual, mas não necessariamente a opinião institucional do BTG Pactual, podendo o BTG Pactual, suas subsidiárias e/ou seus empregados podem, eventualmente, possuir uma posição comprada ou vendida, atuar em nome próprio e/ou como coordenador ou agente em operações envolvendo ações ou demais investimentos relevantes. COE NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA.

Os regulamentos completos dos Planos de Previdência da BTG Pactual Vida e Previdência S/A deverão ser lidos previamente a sua contratação. Os direitos e obrigações das partes estão definidos na Proposta e nos Regulamentos do plano contratado. É recomendada a leitura cuidadosa do regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. O registro do plano na Susep não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação de comercialização. O Participante/Segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros no site www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na Susep, nome completo, CNPJ ou CPF. BTG Pactual Vida e Previdência S/A - CNPJ: 19.449.767/0001-20. Processos SUSEP PGBL: 15414.901924/2014-44 e VGBL: 15414.901922/2014-55.

Fundos de investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. É recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. Os investidores devem estar preparados para aceitar os riscos inerentes aos diversos mercados em que os fundos atuam e, consequentemente, possíveis variações no patrimônio investido. Os produtos e serviços aqui mencionados podem não estar disponíveis em todas as jurisdições ou para determinadas categorias de investidores. Adicionalmente, a legislação e regulamentação de proteção a investidores de determinadas jurisdições/países, pode não se aplicar a produtos e serviços registrados em outras jurisdições/países, sujeitos à legislação e regulamentação respectivamente aplicáveis, além de previsões contratuais específicas.

Anbima Anbima