No artigo anterior da série “O fim da poupança”, comentei se ainda vale a pena investir na conta poupança.Também foi apresentado o que é verdade e o que é mito em relação aos 3 principais motivos que levam os brasileiros a continuar aplicando na poupança: Segurança, facilidade para resgatar e aplicar e a isenção de imposto.
Hoje abordarei sobre outra dúvida frequente: Quanto rende a poupança? A famosa regra da remuneração de 0,5% ao mês adicionados da Taxa Referencial (TR) é fixa ou não?
Esse será o tema do nosso artigo de hoje.
Quanto rende a poupança?
Primeiramente, é muito importante que você compreenda o conceito da Taxa Selic.
A Taxa Selic também serve como parâmetro para a definição da taxa CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Estes títulos são empréstimos de curtíssimo prazo (1 dia) feitos entre as instituições financeiras com a finalidade de “zerar” ou complementar o seu caixa ao fim do dia.
Por sua vez, a rentabilidade da poupança segue uma regra, que depende exclusivamente da Taxa Selic, conforme tabela abaixo:
Quando a Taxa Selic está acima de 8,5% ao ano, o rendimento será de 0,5% ao mês (ou 6,17% ao ano) adicionada da Taxa Referencial (ou TR). Exemplo: Em julho de 2015, com a Taxa Selic em 14,25% ao ano, a TR foi de 0,23%, portanto a rentabilidade da poupança naquele mês foi de 0,73% (0,50% + 0,23%).
Quando a Taxa Selic está abaixo ou inferior a 8,5% ao ano, um “gatilho” é acionado e a conta poupança será remunerada em 70% da Taxa Selic adicionada da Taxa Referencial (ou TR). Exemplo: Em setembro de 2018, com a Taxa Selic em 6,5% ao ano, a TR foi de 0,00% e a Taxa Selic mensal foi de 0,53%, fazendo com que a rentabilidade da poupança fosse 0,37% (0,53% * 70% + 0%).
É importante ressaltar que os depósitos realizados antes do dia 03 de Maio de 2012 serão sempre remunerados pela regra de 6,17% ao ano acrescentado de TR.
Para melhor compreensão, segue a tabela comparativa onde é a apresentada quanto rende a poupança na nova e velha regra. E veja neste link a Taxa Selic Atual.
A Taxa TR
A famosa Taxa Referencial (ou TR) foi criada na década de 90, durante o governo Collor.
A princípio, o objetivo era que a TR fosse a referência para a economia e controlar a inflação. Atualmente serve principalmente como índice de correção para quem aplica na poupança e para os recursos aplicados no FGTS. Com as novas regras adotadas, ela permanecerá zerada enquanto a Taxa Selic ficar abaixo de 9,0% ao ano.
Segue abaixo uma simulação de quanto rende a conta poupança, considerando o valor da TR.
Conclusão
A conta poupança, é vendida como um produto de fácil entendimento em relação a sua rentabilidade. Porém, possui uma regra de remuneração que varia de acordo com o patamar da Taxa Selic.
Precisamos sempre estar atentos a estas regras, pois elas são importantes para uma análise adequada do retorno de investimento.
No próximo post, vamos comparar o rendimento da poupança com um investimento que é bastante oferecido pelos bancos: O CDB.
Até a próxima!
Qual valor de rendimento da taxa Selic e taxa poupança au mês e au ano
Leandro, você pode conferir essa e outras informações em: //www.btgpactualdigital.com/blog/investimentos/poupanca/rendimento-da-poupanca