Em tempos de quarentena, por força da pandemia do coronavírus, o orçamento de muitas famílias sofreu um grande impacto pela vida laboral reduzida ou interrompida. Seja a opção do home office, seja o desligamento que algumas empresas precisaram efetuar, ou profissionais liberais e autônomos que tiveram suas atividades paralisadas… Todas as pessoas envolvidas com estas situações possuem a mesma preocupação: como pagar as contas que não param de chegar?

Antes de começar, é bom alertar: fiquemos em casa o máximo possível. Quem não tem condições de ficar em casa, diminua seus deslocamentos o máximo possível, principalmente no transporte público.

Abaixo, alguns caminhos possíveis para atravessar esse momento turbulento e manter o orçamento familiar saudável durante a quarentena.

Inscreva-se em nossa newsletter


Preencha com um e-mail válido

Reveja sua forma de ganhar dinheiro

Se você é empreendedor, pense em alternativas para incrementar o orçamento durante a quarentena, como criar um canal online para fazer entregas delivery, um sistema de “Drive-Thru” (como nas redes de fast-food) ou pacotes para antecipar receitas (exemplo: uma esteticista pode oferecer um pacote de 10 sessões por um preço especial para o cliente utilizar quando a quarentena acabar). Quem encantar e fidelizar o cliente sairá menos prejudicado nesta crise.

Dentistas, esteticistas, cabeleireiros – entre outras profissões que dependem do contato com o cliente – ficarão com pouca ou nenhuma receita nos próximos meses. Para estes profissionais, a seguinte pergunta deve ser respondida: e se a minha profissão desaparecesse hoje, o que eu faria para gerar renda amanhã? Oferecer algum tipo de ajuda para um amigo ou parente com um negócio que não sofreu impacto, como as atividades online? Ou mesmo estruturar aulas naquela atividade que era apenas um hobbie (exemplo: dar aulas de guitarra online)?

Este momento é de buscar readequação dos seus ganhos. O profissional que se requalificou para ter múltiplas funções sairá da quarentena melhor do que os especializados em uma única atividade.

Reveja os gastos

Despesas certas não combinam com receitas incertas. Se você tem uma casa, um carro e uma estrutura que eram pagas com uma renda instável, é momento de CORTAR os gastos.

No momento que estamos vivendo, não será possível vender a casa ou o imóvel. Porém é possível achar soluções alternativas com estes bens, para que estes gastos se transformem em fontes de receitas.

A edícula da sua casa, se não utilizada, pode ser alugada para um parente em uma situação financeira mais delicada que a sua. Claro, seguindo os critérios recomendados de distanciamento e higienização. É também importante conhecer o histórico de saúde das pessoas que estão alugando esta parte do imóvel.

Isso serve também para automóveis. Quem possui o carro parado pode utilizá-lo (ou cedê-lo) para serviços de delivery, sempre atento às condições sanitárias para manter motoristas e clientes seguros.

Você também pode gostar:

Como tratar os pagamentos e dívidas que vão atrasar?

Lembre-se: parar de pagar NUNCA é a melhor solução. O momento agora é de RENEGOCIAR os compromissos que serão impactados por conta da quarentena.

Se o problema for com a fatura do cartão de crédito, ligue para o seu banco e avalie a possibilidade de parcelá-la ou contratar algum empréstimo, com uma certa carência para pagar a primeira prestação. Em contrapartida, você não utilizará o cartão.

Se você perceber que atrasará o aluguel, entre em contato com a imobiliária ou o proprietário e verifique a possibilidade de uma carência de 30/60 dias no pagamento, enquanto você se recoloca no mercado. Você pode pagar estes aluguéis parcelados com juros e correção, por exemplo.

Lembre-se: em uma negociação, todos têm que ganhar. Você tem que apresentar os seus direitos e DEVERES para a sua proposta ser bem sucedida.

Conclusão

É fundamental ter serenidade e paz para tudo, não só para lidar com o orçamento neste momento de quarentena. Fiquem tranquilos, aproveitem este momento mais introspectivo para colocar tudo em ordem. Pense no coletivo, a sociedade sairá mais fortalecida se agirmos em conjunto. Pode ser que esta pandemia seja o remédio para acabar com as polaridades recentes do nosso país, que não levam a nada.

Posts relacionados

Deixe seu comentário 0

Você está a um passo para investir com mais segurança e tranquilidade.
Crie sua conta agora


Preencha com seu nome

Preencha com seu e-mail

Preencha com seu telefone

Está com dúvidas? Entre em contato com a gente!

ENTRE EM CONTATO

O Grupo BTG Pactual (“BTG Pactual”) não fornece opiniões jurídicas ou tributárias. Sendo assim, essa apresentação não constitui aconselhamento legal de qualquer natureza. Essa apresentação é um breve resumo de cunho meramente informativo, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, de 03 de maio de 2018, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico. Embora as informações e opiniões expressas aqui tenham sido obtidas de fontes confiáveis e fidedignas, nenhuma garantia ou responsabilidade, expressa ou implícita é feita a respeito da exatidão, fidelidade e/ou totalidade das informações. Todas as informações, opiniões e valores eventualmente indicados estão sujeitos à alteração sem prévio aviso. Ressaltamos também, que as opiniões expressas neste material refletem a opinião do respectivo profissional convidado e não necessariamente expressam a opinião do BTG Pactual, não devendo ser tratadas como tal. As informações contidas nesta apresentação não podem ser consideradas como única fonte de informações no processo decisório do investidor, que, antes de tomar qualquer decisão, deverá realizar uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos, face aos seus objetivos pessoais e ao seu perfil de risco ("Suitability"). Para maiores informações, acesse www.btgpactualdigital.com

Os riscos da operação com títulos de renda fixa (CDB, LCI e LCA) estão na capacidade de o emissor honrar a dívida; na impossibilidade de venda do título ou na ausência de investidores interessados em adquiri-lo; e na possibilidade de variação da taxa de juros e dos indexadores. É importante a adequada compreensão da natureza, forma de rentabilidade e riscos dos títulos de renda fixa antes da sua aquisição. CDB, LCI e LCA contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que garante a devolução do principal investido acrescido de juros referente a rendimentos, na hipótese da incapacidade de pagamento da instituição financeira, de até R$ 250 mil reais por CPF e por instituição financeira, considerando o limite de garantia de R$ 1 milhão para cada período de quatro anos.

FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. E recomendada a leitura cuidadosa do Formulário de Informações Complementares e Regulamento do Fundo de Investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos.

Ressaltamos que as opiniões e projeções referente COE, aqui apresentadas representam a opinião da área Structured Products do BTG Pactual, mas não necessariamente a opinião institucional do BTG Pactual, podendo o BTG Pactual, suas subsidiárias e/ou seus empregados podem, eventualmente, possuir uma posição comprada ou vendida, atuar em nome próprio e/ou como coordenador ou agente em operações envolvendo ações ou demais investimentos relevantes. COE NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA.

Os regulamentos completos dos Planos de Previdência da BTG Pactual Vida e Previdência S/A deverão ser lidos previamente a sua contratação. Os direitos e obrigações das partes estão definidos na Proposta e nos Regulamentos do plano contratado. É recomendada a leitura cuidadosa do regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. O registro do plano na Susep não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação de comercialização. O Participante/Segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros no site www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na Susep, nome completo, CNPJ ou CPF. BTG Pactual Vida e Previdência S/A - CNPJ: 19.449.767/0001-20. Processos SUSEP PGBL: 15414.901924/2014-44 e VGBL: 15414.901922/2014-55.

Fundos de investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. É recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. Os investidores devem estar preparados para aceitar os riscos inerentes aos diversos mercados em que os fundos atuam e, consequentemente, possíveis variações no patrimônio investido. Os produtos e serviços aqui mencionados podem não estar disponíveis em todas as jurisdições ou para determinadas categorias de investidores. Adicionalmente, a legislação e regulamentação de proteção a investidores de determinadas jurisdições/países, pode não se aplicar a produtos e serviços registrados em outras jurisdições/países, sujeitos à legislação e regulamentação respectivamente aplicáveis, além de previsões contratuais específicas.

Anbima Anbima