Existem diferentes maneiras de multiplicar os ganhos mensais. Uma delas é vender um imóvel próprio e investir o capital obtido na operação. Outra alternativa é manter a propriedade e fechar um bom contrato de aluguel. A questão é avaliar qual das opções garante maior retorno financeiro. Será que vale a pena manter imóvel alugado ou vender para investir?
No artigo de hoje, esclareço a dúvida de uma de minhas seguidoras. Ela possuía uma propriedade na capital e foi morar no interior, mas não estava convicta sobre como proceder. Vender o imóvel ou para investir ou mantê-lo alugado é uma questão relevante e que deve levar alguns fatores em consideração.
Devemos pensar, por exemplo, qual rentabilidade pode ser conquistada por meio de aplicações de vultuosas. A seguir, vou explicar os fatores a serem considerados na dúvida sobre manter imóvel alugado ou vender para investir.
O rendimento do aluguel não é determinante
No mercado imobiliário, o rendimento do aluguel não serve como base para indicar se vale a pena manter uma propriedade. Em geral, esse ganho mensal não é vantajoso se levarmos em conta o valor do imóvel.
Fato é que o aluguel sempre vai render menos do que outros produtos de renda fixa. Neste caso, consideramos aplicar o dinheiro da venda do imóvel em ativos como títulos públicos.
A razão para isso? O mercado imobiliário mantém este limite sobre o rendimento do aluguel porque inclui também o potencial de valorização do imóvel.
Qual é o potencial de valorização do imóvel?
A rentabilidade do aluguel de fato não é indicativo para determinar se a manutenção de um imóvel compensa. Por isso, o aspecto mais preponderante nesta equação é o potencial de valorização da propriedade.
Quando surgir a dúvida sobre vender um imóvel, avalie se o seu valor pode crescer dentro de alguns anos. Por exemplo, se uma casa aumentar seu valor em 20% no período de um ano, vale a pena aguardar. É a velha história de comprar na baixa e vender na alta.
Para avaliar o potencial de valorização de um imóvel, considere dois fatores principais:
- O bairro em que a propriedade está localizada vai receber melhorias e investimentos? (shoppings, estações de metrô, parques etc.)
- Como está a relação de oferta e procura no bairro? (por exemplo, muitos imóveis estão disponíveis para locação ou a procura está maior do que a demanda?)
O Brasil privilegia os investidores
O cenário de dificuldade que a economia brasileira atravessou nos últimos anos beneficia os investidores. Produtos de baixo risco em renda fixa oferecem uma rentabilidade convidativa mesmo após a queda na taxa Selic.
Esse aspecto também deve pesar na decisão sobre manter imóvel alugado ou vender para investir. Considere, é claro, o potencial de valorização da propriedade antes de tomar qualquer decisão. Mas, na maior parte dos casos, só vale a pena manter o imóvel se o bairro estiver em plena expansão.
Vender o imóvel? Não se esqueça da liquidez
Afinal, é melhor vender o imóvel para investir ou mantê-lo alugado? Uma última dica que deixo é se lembrar da liquidez como trunfo da opção pela venda. Quando seu dinheiro está aplicado, existe uma flexibilidade maior para deslocar capital e buscar oportunidades melhores. Por outro lado, o dinheiro “parado” em um imóvel não oferece a mesma liberdade de escolha. Para aprender mais sobre investimentos, confira esse outro artigo do blog.
Quero vender meu imóvel.
Olá, Rafaella! Esperamos que as dicas do post sejam úteis para o seu momento de vida. Se ficar alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe de assessores