O que você tem feito para manter o seu patrimônio em crescimento? Dizer que gostaria de enriquecer é fácil, o desafio está nas atitudes que precisamos tomar em direção a um futuro próspero.

Agora, vou lhe dar aquele “empurrão” para você conduzir o seu patrimônio a um crescimento sólido e duradouro. São iniciativas que, somadas, fazem uma enorme diferença em seu planejamento financeiro. Com elas, o seu dinheiro vai ficar mais organizado e se multiplicará com maior rapidez.

Inscreva-se em nossa newsletter


Preencha com um e-mail válido

Desapegar é preciso

Você tem bens de grande valor ou bens que não são tão valiosos, mas estão sem uso?

Se a resposta é sim, vender esses bens sem uso, é uma atitude que reflete responsabilidade com as finanças. É uma decisão baseada na lógica de não deixar capital parado, ainda que seja na forma de um bem durável. Você já ouviu falar sobre minimalismo? Conheça melhor o conceito no vídeo a seguir.

A venda de produtos foi muito facilitada desde a chegada da internet. Já não existe mais a dependência de ter algum amigo ou conhecido interessado no que você tem a vender. Sites de vendas e leilões virtuais facilitam a busca por compradores para os mais diversos itens.

Nesses mercados virtuais, se você for comprar, atente apenas para comprar de vendedores bem referenciados, com boas notas e estrelas. Se for vender, só entregue depois de receber o pagamento. Esse tipo de mercado também tem fraudadores, como acontece em qualquer mercado.

Vale dizer também que pode haver um bem de consumo bastante específico do qual muita gente resiste em abrir mão. Se for o seu caso, uma troca pode valer a pena, por exemplo, trocar o automóvel por um modelo mais simples é uma iniciativa que gera mais economia do que muitos imaginam. Além da diferença de preço entre os modelos, entram na conta as reduções de gasto com combustível, seguro, IPVA entre outros.

Leia também: Minimalismo: um conceito que vale a pena ser adotado

Elevar a renda

Mas o incremento da renda ou dos recursos disponíveis não pode se dar apenas por meio da venda ou troca de bens, não é mesmo?

Elevar a renda que você consegue com o trabalho é uma das chaves para o crescimento do seu patrimônio. Por isso, é recomendável destinar uma parcela dos investimentos em cursos e especializações que vão fortalecer a sua condição profissional.

Alguns títulos acadêmicos chegam a representar um salto significativo no salário. Dessa forma, o investimento em um curso, que pode parecer alto agora, se mostrará um grande negócio mais à frente. Mas você deve pesquisar bastante o mercado para identificar os melhores cursos e instituições mais respeitadas.

O crescimento salarial é muito relevante para o desenvolvimento de um patrimônio sólido. Mas o seu tempo pode ser dividido também entre outras atividades que lhe garantam alguma remuneração complementar.

Prestar serviços em sua área profissional, por exemplo, como palestras, consultorias e workshops pode representar um incremento na renda mensal. Mais do que isso, esse movimento pode ampliar suas conexões e enriquece o seu networking. Quanto mais gente você conhecer no mercado, mais oportunidades surgirão.

Em relação ao networking, uma iniciativa válida especialmente, para profissionais liberais, é se vincular a associações de classe, que podem render indicações de trabalho.

Faxina nas contas para manter o patrimônio em crescimento

Por fim, trago uma dica essencial e de fácil implementação que ocupará apenas algumas “horinhas” em um único dia do ano: Fazer a faxina nas contas, que é reservar uma data para organizar a vida financeira.

Escolha uma data para fazer isso, nesse dia, você vai revisar todos os gastos que teve no último ano para cortar as famosas “gordurinhas”. Lembre-se que um orçamento saturado é uma verdadeira âncora para segurar o crescimento do seu patrimônio.

E a faxina nas contas, por sua vez, é uma ferramenta fundamental do controle financeiro, pois possibilita uma readequação dos objetivos para o ciclo seguinte.

Minha sugestão de data: escolha o dia do seu aniversário, é a data que eu escolho para a minha faxina financeira. Uma data sem influência de outros fatores da economia, que eu considero feriado, justamente para poder cuidar de mim mesmo.

Leia também: Orçamento doméstico: saiba o impacto de pequenos gastos

Conclusão

Manter o patrimônio em crescimento, é uma questão de disciplina e organização, mas não apenas isso. Adotar iniciativas como essas que apresentei aqui vão acelerar o processo de criação de riqueza em sua vida.

Sucesso profissional e organização financeira, caminham juntos e formam uma dupla poderosa. Afinal, enriquecer é uma questão de escolha.

Você também pode gostar: 

Posts relacionados

Deixe seu comentário 0

Você está a um passo para investir com mais segurança e tranquilidade.
Crie sua conta agora


Preencha com seu nome

Preencha com seu e-mail

Preencha com seu telefone

Está com dúvidas? Entre em contato com a gente!

ENTRE EM CONTATO

O Grupo BTG Pactual (“BTG Pactual”) não fornece opiniões jurídicas ou tributárias. Sendo assim, essa apresentação não constitui aconselhamento legal de qualquer natureza. Essa apresentação é um breve resumo de cunho meramente informativo, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, de 03 de maio de 2018, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico. Embora as informações e opiniões expressas aqui tenham sido obtidas de fontes confiáveis e fidedignas, nenhuma garantia ou responsabilidade, expressa ou implícita é feita a respeito da exatidão, fidelidade e/ou totalidade das informações. Todas as informações, opiniões e valores eventualmente indicados estão sujeitos à alteração sem prévio aviso. Ressaltamos também, que as opiniões expressas neste material refletem a opinião do respectivo profissional convidado e não necessariamente expressam a opinião do BTG Pactual, não devendo ser tratadas como tal. As informações contidas nesta apresentação não podem ser consideradas como única fonte de informações no processo decisório do investidor, que, antes de tomar qualquer decisão, deverá realizar uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos, face aos seus objetivos pessoais e ao seu perfil de risco ("Suitability"). Para maiores informações, acesse www.btgpactualdigital.com

Os riscos da operação com títulos de renda fixa (CDB, LCI e LCA) estão na capacidade de o emissor honrar a dívida; na impossibilidade de venda do título ou na ausência de investidores interessados em adquiri-lo; e na possibilidade de variação da taxa de juros e dos indexadores. É importante a adequada compreensão da natureza, forma de rentabilidade e riscos dos títulos de renda fixa antes da sua aquisição. CDB, LCI e LCA contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que garante a devolução do principal investido acrescido de juros referente a rendimentos, na hipótese da incapacidade de pagamento da instituição financeira, de até R$ 250 mil reais por CPF e por instituição financeira, considerando o limite de garantia de R$ 1 milhão para cada período de quatro anos.

FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. E recomendada a leitura cuidadosa do Formulário de Informações Complementares e Regulamento do Fundo de Investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos.

Ressaltamos que as opiniões e projeções referente COE, aqui apresentadas representam a opinião da área Structured Products do BTG Pactual, mas não necessariamente a opinião institucional do BTG Pactual, podendo o BTG Pactual, suas subsidiárias e/ou seus empregados podem, eventualmente, possuir uma posição comprada ou vendida, atuar em nome próprio e/ou como coordenador ou agente em operações envolvendo ações ou demais investimentos relevantes. COE NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA.

Os regulamentos completos dos Planos de Previdência da BTG Pactual Vida e Previdência S/A deverão ser lidos previamente a sua contratação. Os direitos e obrigações das partes estão definidos na Proposta e nos Regulamentos do plano contratado. É recomendada a leitura cuidadosa do regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. O registro do plano na Susep não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação de comercialização. O Participante/Segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros no site www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na Susep, nome completo, CNPJ ou CPF. BTG Pactual Vida e Previdência S/A - CNPJ: 19.449.767/0001-20. Processos SUSEP PGBL: 15414.901924/2014-44 e VGBL: 15414.901922/2014-55.

Fundos de investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. É recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. Os investidores devem estar preparados para aceitar os riscos inerentes aos diversos mercados em que os fundos atuam e, consequentemente, possíveis variações no patrimônio investido. Os produtos e serviços aqui mencionados podem não estar disponíveis em todas as jurisdições ou para determinadas categorias de investidores. Adicionalmente, a legislação e regulamentação de proteção a investidores de determinadas jurisdições/países, pode não se aplicar a produtos e serviços registrados em outras jurisdições/países, sujeitos à legislação e regulamentação respectivamente aplicáveis, além de previsões contratuais específicas.

Anbima Anbima