Coluna André Bona

Você cumpriu suas metas de 2018? O sprint final!

O final do ano está se aproximando e, com ele, é chegado o momento de fazer um balanço das expectativas e objetivos que foram traçados para 2018 ainda no final do ano passado. Neste contexto, existe uma pergunta que não pode deixar de ser feita: afinal, você cumpriu suas metas de 2018?

É possível que você tenha perseguido seus objetivos e expectativas ao longo do ano, mantendo-se focado em alcançá-los. É comum, no entanto, que muita gente deixe de lado todo o planejamento realizado no ano anterior – seguindo por outros caminhos mês após mês e largando, em um canto esquecido, as ideias e metas para o novo ano.

Independente de qual seja o seu caso, saiba que este momento do ano é a hora certa para dar o sprint final e alcançar seus desejos e objetivos ou utilizar o final de 2018 para refletir e estabelecer novas metas, novos focos e novas prioridades para 2019. Quer saber como? Então acompanhe o artigo de hoje!

Um momento de reflexão

A primeira atitude que você deve tomar nestas últimas semanas de 2018 é tirar um tempo para refletir e verificar se as metas e desejos estabelecidos para este ano foram cumpridos. Procure identificar, caso você não tenha conseguido concretizar todos os seus objetivos para o ano, o quão longe ou o quão perto você está de alcançar estes planos.

Esta reflexão a poucos dias do final do ano é fundamental, já que, quando você define uma meta, estabelece junto com ela um foco e uma prioridade. E as decisões financeiras, por exemplo, são baseadas justamente naquilo que você se propôs a realizar ao longo do ano.

Por isso, antes de estabelecer novas metas para 2019, não se esqueça de fazer uma reflexão sobre o seu comportamento em 2018 e verificar se as metas foram perseguidas ou esquecidas durante o caminho.

A hora da verdade

Quando você analisa as metas estabelecidas para o ano e a concretização das mesmas ao longo dos meses, você pode chegar a duas situações diferentes: a primeira situação é aquela na qual todas as metas foram cumpridas, enquanto que, em um segundo cenário, ainda existem metas pendentes.

Metas cumpridas

Se você conseguiu cumprir todos os objetivos e desejos estabelecidos para 2018, esta é uma conquista que deve ser comemorada. Neste caso, você pode aproveitar as últimas semanas do ano para começar a projetas metas mais audaciosas para 2019.

Aqui não é preciso se limitar às conquistas financeiras. Você pode estabelecer metas pessoais – como realizar uma viagem, ter uma vida mais saudável, cuidar mais da saúde – ou metas profissionais – como conseguir um novo emprego, mudar de carreira, abrir um novo negócio, entre tantas outras.

Metas pendentes

Se, por outro lado, você ainda possui metas pendentes em 2018, não é preciso desanimar. Caso falte pouco para atingir seus objetivos para este ano, este é o momento para se focar no que você se propôs a realizar em 2018 e buscar alcançar suas metas nas próximas semanas.

Se for uma meta financeira, por exemplo, o décimo terceiro salário pode ser uma ferramenta importante para ajudá-lo a alcançar seu objetivo e fechar o ano com chave de ouro.

Mas, se você está longe de cumprir suas metas ou se nem sequer deu o primeiro passo em relação a estes objetivos traçados para 2018 ao longo dos últimos meses, é preciso atenção. Se este for seu caso, procure analisar os motivos pelos quais você não conseguiu alcançar suas metas.

Será que faltou estabelecer foco neste ano? Você teve um comportamento adequado para perseguir estas metas, da maneira correta, ao longo de 2018? Pode ser que você tenha, inclusive, deixado de definir estas metas como prioridade na sua vida e, por conta disso, tenha abandonado cada uma delas durante os meses que se passaram.

Definindo metas e objetivos e mantendo a disciplina

Para evitar que uma situação de não cumprimento de metas se repita – ou evitar que ocorra – no próximo ano, é fundamental que você avalie se está definindo para si metas que fazem, de fato, sentido no seu dia a dia e que são objetivos de vida. Desta maneira, você evita que os desejos e objetivos estabelecidos se tornem desinteressantes ao longo do caminho – o que pode levar você a abandoná-los e a não concluir as metas previamente constituídas.

Se você estiver com dificuldades de realizar seus sonhos – financeiros ou não, é fundamental também refletir sobre o seu comportamento e as escolhas que estão sendo feitas durante os anos e que estão afastando você de realizar seus objetivos de vida.

Lembre-se sempre que, mais importante que definir metas e objetivos consistentes, é ter um comportamento adequado para perseguir aquilo que lhe fará feliz. Senão, como você conseguirá realizar seus sonhos e tudo o que você desejar na sua vida?

Manter a disciplina e bons hábitos no dia a dia, portanto, é imprescindível para quem deseja realizar objetivos de vida ao longo dos anos. Sem este comportamento adequado, dificilmente você conseguirá mover-se em direção às suas metas, desejos e sonhos pessoais.

O sprit final!

Seja qual for sua situação em relação às metas para 2018, você ainda tem um mês para corrigir esta trajetória e dar um gás para buscar alcançar seus objetivos e encerrar o ano com sentimento de dever cumprido e de realização – pessoal ou profissional. Dando um sprit final e parando algum tempo para refletir sobre suas metas e comportamentos em 2018, você conseguirá iniciar o ano de 2019 com metas já definidas e refinadas – ajustadas à sua realidade e aderentes aos seus sonhos mais particulares.

O importante é não ficar parado e aproveitar as últimas semanas deste ano para voltar a caminhar rumo à concretização dos seus objetivos. E não se esqueça: seja em 2018, 2019 ou em qualquer outro ano, tudo na vida – inclusive as finanças – é uma questão de escolha.

Que tal então começar a fazer boas escolhas a partir de agora? Só depende de você!

Como escolher a melhor instituição para realizar meus investimentos?

Para tomar decisões de investimentos mais adequadas e em linha com seus objetivos em qualquer tempo, você deve contar com uma boa plataforma digital e assessoria de investimentos gabaritada. Escolher um banco de investimentos conceituado e com expertise comprovada pode lhe ajudar a encontrar as melhores opções de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal.

Por isso, minha recomendação é a plataforma do BTG Pactual digital, onde é possível ter acesso a produtos de diversos bancos e contar com toda a expertise de mais de 35 anos em investimentos e gestão de recursos que só o banco de investimentos BTG Pactual pode oferecer.

Se o seu objetivo, no entanto, é realizar compra e venda de ações, basta utilizar o home broker do BTG Pactual digital.

Deixe seu comentário 0

Posts relacionados

Você está a um passo para investir com mais segurança e tranquilidade.
Crie sua conta agora


Preencha com seu nome

Preencha com seu e-mail

Preencha com seu telefone

Está com dúvidas? Entre em contato com a gente!

ENTRE EM CONTATO

O Grupo BTG Pactual (“BTG Pactual”) não fornece opiniões jurídicas ou tributárias. Sendo assim, essa apresentação não constitui aconselhamento legal de qualquer natureza. Essa apresentação é um breve resumo de cunho meramente informativo, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, de 03 de maio de 2018, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico. Embora as informações e opiniões expressas aqui tenham sido obtidas de fontes confiáveis e fidedignas, nenhuma garantia ou responsabilidade, expressa ou implícita é feita a respeito da exatidão, fidelidade e/ou totalidade das informações. Todas as informações, opiniões e valores eventualmente indicados estão sujeitos à alteração sem prévio aviso. Ressaltamos também, que as opiniões expressas neste material refletem a opinião do respectivo profissional convidado e não necessariamente expressam a opinião do BTG Pactual, não devendo ser tratadas como tal. As informações contidas nesta apresentação não podem ser consideradas como única fonte de informações no processo decisório do investidor, que, antes de tomar qualquer decisão, deverá realizar uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos, face aos seus objetivos pessoais e ao seu perfil de risco ("Suitability"). Para maiores informações, acesse www.btgpactualdigital.com

Os riscos da operação com títulos de renda fixa (CDB, LCI e LCA) estão na capacidade de o emissor honrar a dívida; na impossibilidade de venda do título ou na ausência de investidores interessados em adquiri-lo; e na possibilidade de variação da taxa de juros e dos indexadores. É importante a adequada compreensão da natureza, forma de rentabilidade e riscos dos títulos de renda fixa antes da sua aquisição. CDB, LCI e LCA contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que garante a devolução do principal investido acrescido de juros referente a rendimentos, na hipótese da incapacidade de pagamento da instituição financeira, de até R$ 250 mil reais por CPF e por instituição financeira, considerando o limite de garantia de R$ 1 milhão para cada período de quatro anos.

FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. E recomendada a leitura cuidadosa do Formulário de Informações Complementares e Regulamento do Fundo de Investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos.

Ressaltamos que as opiniões e projeções referente COE, aqui apresentadas representam a opinião da área Structured Products do BTG Pactual, mas não necessariamente a opinião institucional do BTG Pactual, podendo o BTG Pactual, suas subsidiárias e/ou seus empregados podem, eventualmente, possuir uma posição comprada ou vendida, atuar em nome próprio e/ou como coordenador ou agente em operações envolvendo ações ou demais investimentos relevantes. COE NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA.

Os regulamentos completos dos Planos de Previdência da BTG Pactual Vida e Previdência S/A deverão ser lidos previamente a sua contratação. Os direitos e obrigações das partes estão definidos na Proposta e nos Regulamentos do plano contratado. É recomendada a leitura cuidadosa do regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. O registro do plano na Susep não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação de comercialização. O Participante/Segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros no site www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na Susep, nome completo, CNPJ ou CPF. BTG Pactual Vida e Previdência S/A - CNPJ: 19.449.767/0001-20. Processos SUSEP PGBL: 15414.901924/2014-44 e VGBL: 15414.901922/2014-55.

Fundos de investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. É recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. Os investidores devem estar preparados para aceitar os riscos inerentes aos diversos mercados em que os fundos atuam e, consequentemente, possíveis variações no patrimônio investido. Os produtos e serviços aqui mencionados podem não estar disponíveis em todas as jurisdições ou para determinadas categorias de investidores. Adicionalmente, a legislação e regulamentação de proteção a investidores de determinadas jurisdições/países, pode não se aplicar a produtos e serviços registrados em outras jurisdições/países, sujeitos à legislação e regulamentação respectivamente aplicáveis, além de previsões contratuais específicas.

Anbima Anbima