Se você tem o hábito de poupar e investir dinheiro já deve ter ouvido falar que, quanto maiores e mais frequentes sejam seus aportes, melhores são as chances de construir um bom patrimônio para o futuro. É possível, no entanto, que você nunca tenha compreendido muito bem este trajeto de acumulação de patrimônio e o impacto dos juros compostos neste processo.
O artigo de hoje tem como objetivo ajudar você a compreender, de uma vez por todas, o poder dos juros compostos e a descobrir como estes juros podem conferir uma rentabilidade exponencial aos seus investimentos ao longo do tempo. Continue a leitura e saiba mais sobre os juros compostos.
Os juros compostos
Os juros compostos são uma das principais ferramentas para a acumulação de patrimônio ao longo do tempo. Na prática, os juros compostos criam a famosa situação de juros sobre juros, que tanto penaliza as pessoas que tomam empréstimos, mas que é capaz de turbinar a formação de patrimônio de quem junta dinheiro e investe parte do seu capital com frequência.
A força dos juros compostos é tamanha que existe, inclusive, uma frase atribuída ao grande cientista Albert Einstein sobre estes juros. A afirmação diz que “juros compostos são a maior força do universo”.
Entenda a seguir porque esta afirmação poderosa faz, de fato, sentido na prática quando o assunto é investimentos e acumulação de patrimônio.
Os juros compostos nos investimentos
Como você já sabe, a ação dos juros compostos nos investimentos resulta em uma situação de potencialização do montante aplicado ao longo dos anos que, graças aos juros compostos, se acumulam com maior velocidade após certo tempo. O que muita gente ainda não compreende é que, em um determinado momento, os juros sobre juros acabam se tornando até mais significativos que o próprio montante aplicado pelo investidor.
Pode parecer impossível, mas esta é a realidade: ao longo do tempo, a formação do patrimônio de um investidor acaba sendo formada muito mais pelo efeito dos juros sobre juros do que pelo efetivo capital acumulado por ele. Isso ocorre porque, com o passar dos anos, os juros tendem a capitalizar o montante de dinheiro aportado e acumular de tal maneira que passam a compor, em um determinado momento, a maior parte dos rendimentos oriundos dos investimentos.
Para se beneficiar desta atuação dos juros compostos em relação aos seus investimentos e ao seu patrimônio, é imprescindível que você tenha em mente a necessidade de começar a investir o quanto antes. E, diferente do que a grande maioria das pessoas acredita, não é necessário começar a aportar com altas somas de dinheiro.
Graças aos juros compostos, é muito mais indicado começar a realizar aportes desde cedo – independente da quantia a ser investida – do que esperar anos para dar início aos aportes com valores mais elevados. Afinal de contas, quanto antes você começar a investir, maior o período de atuação dos juros sobre juros sobre seus investimentos.
Renda fixa ou renda variável?
Agora que você já sabe que, quanto mais cedo você começar a investir, mais tempo os juros compostos terão para atuar sobre o seu dinheiro e multiplicar seu patrimônio, é hora de pensar na distribuição dos seus investimentos. Afinal, para quais investimentos vale a pena direcionar seus aportes?
Muitos acreditam que a renda variável é a única alternativa para turbinar os rendimentos nos investimentos. Como você já conhece o poder dos juros sobre juros, no entanto, deve ter percebido que os aportes em renda fixa também podem ser turbinados pela atuação dos juros sobre juros – embora esta percepção possa, de certa forma, levar tempo para ser identificada pelo investidor.
Por isso, na hora de escolher seus investimentos – seja em renda fixa ou renda variável – é imprescindível que você leve em consideração, em primeiro lugar, seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros. Saber se você possui um perfil conservador, moderado ou agressivo é o primeiro passo para tomar as melhores decisões sobre os seus investimentos e evitar situações desagradáveis e desnecessárias em relação aos seus aportes.
A rentabilidade dos investimentos é importante, mas sem a aplicação correta – alinhada aos seus objetivos financeiros e ao seu perfil enquanto investidor, seus aportes poderão lhe trazer muito mais aborrecimentos que bons rendimentos. Diversificar os investimentos também é fundamental para construir uma carteira sólida e mais segura ao longo do tempo.
Disciplina e planejamento financeiro
Nas finanças pessoais, manter bons hábitos financeiros são fundamentais para levar o investidor a conquistar bons rendimentos dos seus investimentos no futuro. Por isso, é fundamental manter a disciplina quando o assunto é poupar e investir.
Planeje suas finanças e crie o hábito de poupar parte dos seus ganhos e investir seu capital com frequencia. Pequenos aportes, mês após mês, podem se tornar grandes somas de dinheiro ao longo dos anos – graças à ação dos juros compostos.
Com disciplina para poupar, boas escolhas em relação aos investimentos e a atuação dos juros compostos sobre o seu patrimônio, qualquer investidor pode criar fortuna com o passar dos anos. E lembre-se: quanto mais cedo você começar a poupar e investir, mais tempo você terá para se beneficiar da ação dos juros sobre juros sobre os seus investimentos.
Como escolher a melhor instituição para realizar meus investimentos?
Para tomar decisões adequadas ao seu perfil enquanto investidor e em linha com seus objetivos, você deve contar com uma boa plataforma digital e assessoria de investimentos gabaritada. Escolher um banco de investimentos conceituado e com expertise comprovada pode lhe ajudar a encontrar as melhores opções de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal.
Por isso, minha recomendação é a plataforma do BTG Pactual digital, onde é possível ter acesso a produtos de diversos bancos e contar com toda a expertise de mais de 35 anos em investimentos e gestão de recursos que só o banco de investimentos BTG Pactual pode oferecer.