Coluna André Bona

Como comprar ações no home broker (na prática)

Recentemente mostrei aqui no blog do BTG Pactual digital Como um investidor pode fazer o acompanhamento em tempo real das cotações das ações pelo home broker.

Caso você tenha dúvidas de como acompanhar a cotação das ações, sugiro ler o artigo mencionado acima pois ele vai esclarecer todas as suas dúvidas.

Hoje vou avançar mais um passo e explicar a você como efetuar uma compra de ações utilizando o home broker.

Home broker: Visualizando as cotações

Como já falamos anteriormente, apresento abaixo novamente a tela contendo as cotações da minha configuração do home broker do BTG Pactual digital.

 

Figura 1

Home broker: A boleta de negociação

Uma vez que você tenha decidido qual ação deseja comprar e que faça sentido para sua carteira de acordo com seu perfil, suas necessidades e seu planejamento, é a hora de partir pra compra.

A etapa 1 é enviar recursos para a sua conta no BTG e ter o recurso disponível.

A etapa 2 é executar a compra.

Gostaria de reforçar que os ativos apresentados neste artigo não são e nem devem ser entendidos como recomendações de compra ou venda. Trata-se apenas de uma apresentação para fins educacionais com o objetivo de mostrar o uso do home broker, ok?

Seguindo adiante, vamos supor que você tenha decidido adquirir, por exemplo, cotas do fundo imobiliário IRDM11.

Para fazer a aquisição será necessário abrir a boleta de negociação. A boleta nada mais é do que a tela onde você coloca efetivamente a sua ordem de compra ou venda.

Figura 2

Nós já detalhamos todos os itens da figura 2 no artigo Como um investidor pode fazer o acompanhamento em tempo real das cotações das ações pelo home broker, caso tenha dúvidas das informações apresentadas, não deixe de ler o artigo anterior.

Home broker: Abrindo a boleta de negociação

Uma vez que eu já sei que quero COMPRAR cotas de IRDM11, eu preciso “procurar” os vendedores para abrir a boleta de negociação. E como eu procuro os vendedores? Clicando ali no número 110,49 que representa o preço que o melhor vendedor está pedindo por uma cota do IRDM11. Uma vez que eu clique ali, imediatamente a boleta de negociação abrirá no canto da tela do home broker.

Figura 3

Inicialmente, para confirmar que está tudo certo, verifique a barra superior da boleta. Neste caso a barra superior azul, significa que essa é uma “boleta de compra”. A barra vermelha significa “boleta de venda” e a barra amarela, apresenta a “boleta rápida”, que mostraremos em outro artigo.

Veja que a boleta que está aberta é a de compra, onde a barra superior é da mesma cor da aba de compra (azul) e o botão no meio da boleta, e em destaque, também é o botão com a palavra COMPRA e com fundo azul. Tudo certo até agora. Vamos em frente!

No início da boleta você tem o ticker do fundo imobiliário e abaixo do ticker o nome do fundo, no caso, trata-se do Fundo Imobiliário Iridium.

Veja a explicação de cada campo da boleta de negociação abaixo:

  • TIPO DA BOLETA: o tipo da boleta pode ser normal ou disparo. A boleta normal é a que usaremos hoje. A boleta de disparo é uma programação que você faz para que uma ordem seja enviada caso um determinado ativo atinja um preço que não é o preço de momento. Então, para uma compra normal, você deve usar a boleta normal.
  • TIPO DO PREÇO: aqui você vai estabelecer se sua compra será ao preço de mercado ou se será a um preço limitado. O preço de mercado significa que você fará a compra pelo preço que os vendedores colocaram suas ofertas de venda. Já no preço limitado, você vai estipular qual preço máximo que você aceita para realizar essa compra. Caso não existam vendedores no preço que você limitou, sua ordem ficará em aberto até que um vendedor aceite vender pelo seu preço ou que a sua ordem seja cancelada.
  • QUANTIDADE: é a quantidade de ativos que você deseja adquirir. No caso dos fundos imobiliários, ele é negociado em unidades, permitindo que você compre qualquer quantidade de cota múltiplas de 1. No caso de ações, o mais usual é que você precise negociar em lotes de 100 ações ou, caso queira negociar em quantidade menor do que 100 ações, você precisa recorrer ao mercado fracionário.
  • PREÇO: o preço aparece no caso de boletas onde o tipo do preço foi definido como “limitado”. E aí você tem a possibilidade de determinar o preço.
  • VALIDADE: a validade significa até quando esta ordem deverá permanecer na bolsa. Você pode determinar que ela seja somente por hoje, até uma data específica, até que seja cancelada (VAC) e outros tipos menos usuais que detalharemos em oportunidades futuras que são: Executa/Cancela, Tudo ou nada, No fechamento e Leilão.
  • COMPRA: esse é o botão de compra. Uma vez que todos os detalhes tenham sido configurados, você poderá clicar nele e enviar sua ordem pra bolsa.
  • LIVRO DE OFERTAS: abaixo da boleta do botão de compra, você consegue visualizar o LIVRO DE OFERTAS, também chamado de BOOK ou PEDRA. No book, você visualiza as ordens colocadas pelos compradores e vendedores.
  • NEGÓCIOS REALIZADOS: abaixo da boleta existe também a aba de negócios realizados. Ali você pode consultar o horário e as últimas negociações efetuadas deste ativo.

Home broker: O book de ofertas

A figura 4 (abaixo) é apenas um recorte da figura 3 com foco apenas no book de ofertas.

Vamos explorar um pouco mais o book:

Figura 4

Do lado esquerdo do book você consegue ver a fila das ofertas de compra e do lado direito você consegue ver a fila das ofertas de venda.

Por ali você pode verificar quantas ofertas existem e o total de quantidades de cotas de IRDM11 estão sendo ofertadas. Veja que na primeira linha existe 1 oferta de compra 61 cotas ao preço de 109,91. E na primeira linha, do lado direito, temos 1 oferta de venda de 4 cotas ao preço de 110,47. E assim a fila vai sendo formada.

A ordem na fila segue o seguinte critério: nos compradores, do preço mais alto para o preço mais baixo e nos vendedores, do preço mais baixo para o preço mais alto. O melhor comprador é aquele que paga mais e o melhor vendedor é aquele que vende por menos, portanto.

A ordem da fila segue o critério de preço e, depois, de ordem de chegada.

Vendo o book, posso perceber que seu eu quiser efetuar uma compra neste momento a preços de mercado, precisarei colocar uma ordem de compra a pelo menos 110,47, que é onde existem vendedores. Se eu colocar uma ordem de compra a 110,00, não existirão vendedores para fechar a operação e minha ordem ficará em primeiro na fila de compradores, mas sem ser executada e ficará aguardando até que um vendedor aceite esse preço.

Home broker: Executando a compra

Agora que você já se familiarizou com o book, vou colocar minha ordem. Minha ordem será de compra IRDM11, boleta “normal”, tipo de preço “mercado”, quantidade “1” cota, validade “hoje”. Veja abaixo a boleta pronta para ser disparada!

Figura 5

Pronto! Agora vou clicar no botão de compra e comprar minha cota de IRDM11! Assim que eu clicar no botão de compra, o home broker vai abrir uma tela de confirmação conforme abaixo:

Figura 6

Pronto! Após clicar no botão CONFIRMAR COMPRA, a ordem será executada a preço de mercado. Ela nem vai ficar no book, porque será executada automaticamente de acordo com as ofertas de venda no momento. Isso ocorre porque a ordem foi dada a mercado.

Home broker: Conferindo os dados da operação

Agora para confirmar que deu tudo certo, basta que eu visualize o status da ordem na aba ORDENS do meu home broker. Pronto! Está tudo lá com todos os detalhes da execução da minha compra de 1 quantidade do ativo IRDM11.

Figura 7

Com essas informações você está apto a fazer, sozinho, suas compras de ações e fundos imobiliários pelo home broker da plataforma do maior banco de investimentos da América Latina!

Como escolher os melhores investimentos?

Para tomar as melhores decisões de investimentos e escolher os melhores investimentos para formar sua reserva de emergência e para outros objetivos financeiros em qualquer tempo, você pode contar com a ajuda do BTG Pactual – o maior banco da América Latina.

Por meio da plataforma do BTG Pactual digital é possível ter acesso a produtos de diversos bancos e contar com toda a expertise de mais de 35 anos em investimentos e gestão de recursos que só o banco de investimentos BTG Pactual pode lhe oferecer.

Posts relacionados

Deixe seu comentário 3

  1. Boa Noite a toda equipe do BGT Pactual Digital S/A, fiz a leitura de algumas configurações e acredito que aos poucos vamos aprendendo, tenho certeza que estou no caminho certo, não tenho dúvida, Parabéns pelo compromisso com agente, Deus abençoe a todos

Você está a um passo para investir com mais segurança e tranquilidade.
Crie sua conta agora


Preencha com seu nome

Preencha com seu e-mail

Preencha com seu telefone

Está com dúvidas? Entre em contato com a gente!

ENTRE EM CONTATO

O Grupo BTG Pactual (“BTG Pactual”) não fornece opiniões jurídicas ou tributárias. Sendo assim, essa apresentação não constitui aconselhamento legal de qualquer natureza. Essa apresentação é um breve resumo de cunho meramente informativo, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, de 03 de maio de 2018, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico. Embora as informações e opiniões expressas aqui tenham sido obtidas de fontes confiáveis e fidedignas, nenhuma garantia ou responsabilidade, expressa ou implícita é feita a respeito da exatidão, fidelidade e/ou totalidade das informações. Todas as informações, opiniões e valores eventualmente indicados estão sujeitos à alteração sem prévio aviso. Ressaltamos também, que as opiniões expressas neste material refletem a opinião do respectivo profissional convidado e não necessariamente expressam a opinião do BTG Pactual, não devendo ser tratadas como tal. As informações contidas nesta apresentação não podem ser consideradas como única fonte de informações no processo decisório do investidor, que, antes de tomar qualquer decisão, deverá realizar uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos, face aos seus objetivos pessoais e ao seu perfil de risco ("Suitability"). Para maiores informações, acesse www.btgpactualdigital.com

Os riscos da operação com títulos de renda fixa (CDB, LCI e LCA) estão na capacidade de o emissor honrar a dívida; na impossibilidade de venda do título ou na ausência de investidores interessados em adquiri-lo; e na possibilidade de variação da taxa de juros e dos indexadores. É importante a adequada compreensão da natureza, forma de rentabilidade e riscos dos títulos de renda fixa antes da sua aquisição. CDB, LCI e LCA contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que garante a devolução do principal investido acrescido de juros referente a rendimentos, na hipótese da incapacidade de pagamento da instituição financeira, de até R$ 250 mil reais por CPF e por instituição financeira, considerando o limite de garantia de R$ 1 milhão para cada período de quatro anos.

FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. E recomendada a leitura cuidadosa do Formulário de Informações Complementares e Regulamento do Fundo de Investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos.

Ressaltamos que as opiniões e projeções referente COE, aqui apresentadas representam a opinião da área Structured Products do BTG Pactual, mas não necessariamente a opinião institucional do BTG Pactual, podendo o BTG Pactual, suas subsidiárias e/ou seus empregados podem, eventualmente, possuir uma posição comprada ou vendida, atuar em nome próprio e/ou como coordenador ou agente em operações envolvendo ações ou demais investimentos relevantes. COE NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA.

Os regulamentos completos dos Planos de Previdência da BTG Pactual Vida e Previdência S/A deverão ser lidos previamente a sua contratação. Os direitos e obrigações das partes estão definidos na Proposta e nos Regulamentos do plano contratado. É recomendada a leitura cuidadosa do regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. O registro do plano na Susep não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação de comercialização. O Participante/Segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros no site www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na Susep, nome completo, CNPJ ou CPF. BTG Pactual Vida e Previdência S/A - CNPJ: 19.449.767/0001-20. Processos SUSEP PGBL: 15414.901924/2014-44 e VGBL: 15414.901922/2014-55.

Fundos de investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. É recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. Os investidores devem estar preparados para aceitar os riscos inerentes aos diversos mercados em que os fundos atuam e, consequentemente, possíveis variações no patrimônio investido. Os produtos e serviços aqui mencionados podem não estar disponíveis em todas as jurisdições ou para determinadas categorias de investidores. Adicionalmente, a legislação e regulamentação de proteção a investidores de determinadas jurisdições/países, pode não se aplicar a produtos e serviços registrados em outras jurisdições/países, sujeitos à legislação e regulamentação respectivamente aplicáveis, além de previsões contratuais específicas.

Anbima Anbima