Ter uma fórmula mágica para escolher as melhores ações para investir – em busca dos melhores retornos dos investimentos – é o desejo de 10 em cada 10 investidores ao redor do mundo, não é mesmo? E se eu dissesse a você que existe, de fato, uma Fórmula Mágica que permite ao investidor identificar as melhores opções de investimento em ações?
Trata-se da “Fórmula Mágica de Greenblatt”, que adota a premissa de ranquear ações por um determinado conjunto de indicadores fundamentalistas e permite ao investidor avaliar, organizar e identificar as melhores opções de ações para aportes.
Este método é bastante curioso e vale a pena conhecê-lo. Continue a leitura do artigo de hoje e entenda como funciona e como aplicar esta fórmula mágica na hora de escolher os ativos que irão compor sua carteira de investimentos em renda variável.
Quem é Joel Greenblatt?
O norte-americano Joel Greenblatt é gestor de Hedge Funds e professor da Columbia Business School. Greenblatt, no entanto, é mais conhecido pelo seu livro “The Little Book That Beats The Market”.
Foi neste livro que Greenblatt introduziu a Magic Formula (ou Fórmula Mágica) – uma fórmula de investimento simples criada pelo acadêmico e investidor, cujo objetivo é ajudar os investidores a comprar as melhores ações com bons descontos.
A Fórmula Mágica de Greenblatt
A Fórmula Mágica de Greenblatt consiste em identificar, de maneira simples, companhias listadas em bolsa que tenham alto valor e fundamentos sólidos, mas que estejam sendo negociadas a preços mais baixos no mercado. A identificação destas oportunidades é obtida a partir da criação de um ranking.
O ranking proposto por Greenblat é composto, portanto, por empresas de alto valor – medido por meio do retorno sobre o capital – e com preços baixos – mensurado pela relação de lucro sobre o valor de mercado das companhias.
É possível montar este ranking utilizando os índices ROE (Retorno Sobre o Patrimônio Líquido) – obtido a partir da divisão do lucro líquido da companhia pelo seu patrimônio líquido – e pelo índice P/L, que é calculado pela divisão do preço de uma determinada ação pelo lucro líquido de cada papel. Desta forma, o investidor consegue identificar não somente a saúde financeira da empresa, mas também se o preço de um ativo está alto ou baixo.
Criada a listagem, o investidor consegue avaliar os indicadores e identificar quais das empresas listadas têm o melhor cenário para aportes em relação ao seu valor e ao preço atual de suas ações na bolsa de valores.
De acordo com Joel Greenblatt, entre 1988 e 2004, uma carteira composta por, aproximadamente, 30 ações com as melhores classificações combinadas teve um retorno médio de 30% ao ano, enquanto a média geral do mercado foi de 12% no período.
Aplicando a Fórmula Mágica nos seus investimentos
Aplicar a Fórmula Mágica na hora de compor seu portfólio de ações é uma tarefa bastante simples. Em primeiro lugar, é preciso escolher alguns papéis que lhe interessam para compor seu portfólio.
Em seguida, é preciso calcular o ROE e o índice P/L de cada um dos papéis escolhidos por você, e montar um ranking para cada um dos índices calculados. A tabela de ações pelo ROE calculado deve ser decrescente, enquanto o ranking do P/L calculado deve ser crescente.
O investidor deve então somar, na sequência, a posição de cada companhia em cada um dos rankings e ordenar estas somas em ordem crescente. As empresas com os menores números no ranking combinado, portanto, seriam aquelas que teriam a melhor combinação de índices – sendo as melhores opções para aportes, segundo o método de Greenblatt.
Vale a pena utilizar a Fórmula Mágica de Greenblatt?
Cada investidor possui métodos e técnicas distintas para escolher seus investimentos e aportes em ações. Por isso, a decisão de utilizar ou não a Fórmula Mágica de Greenblatt no seu dia a dia enquanto investidor é particular de cada um.
Apesar disso, é possível dizer que a Fórmula Mágica de Greenblatt tem compreensão e aplicação bastante simples e, por conta destas características, pode ser uma ferramenta muito interessante para aquele investidor que tem dúvidas quanto à escolha de suas ações para montagem de carteira ou que procura uma técnica consistente para lhe ajudar na tomada de decisões sobre seus investimentos.
Como escolher a melhor instituição para realizar meus investimentos?
Para tomar decisões de investimentos mais adequadas e em linha com seus objetivos, você deve contar com uma boa plataforma digital e assessoria de investimentos gabaritada. Escolher um banco de investimentos conceituado e com expertise comprovada pode lhe ajudar a encontrar as melhores opções de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal.
Por isso, minha recomendação é a plataforma do BTG Pactual digital, onde é possível ter acesso a produtos de diversos bancos e contar com toda a expertise de mais de 35 anos em investimentos e gestão de recursos que só o banco de investimentos BTG Pactual pode oferecer.
Se o seu objetivo, no entanto, é realizar compra e venda de ações, basta utilizar o home broker do BTG Pactual digital.