Muito se fala sobre ter sucesso como trader na bolsa de valores. De fato, existem possibilidades para quem deseja especular no mercado financeiro. Contudo, sempre considero fundamental reforçar a necessidade de avaliar a alternativa e ter um bom manejo de risco.

Isso porque as atividades de especulação na bolsa envolvem riscos mais significativos e demandam conhecimentos e estruturas específicas. Por exemplo, com a organização de ferramentas próprias para o trader analisar suas operações.

Não é interessante operar na bolsa sem entender o perigo ao qual está se expondo. Por isso, costumo incentivar investimentos para o longo prazo. Se o seu intuito é buscar lucros mais rápidos, fique atento a 7 recursos que podem lhe ajudar nessa jornada.

1. Conhecimento prévio

Uma das ferramentas essenciais para quem deseja obter resultados positivos como trader é, sem dúvida, o conhecimento. Infelizmente, muitas pessoas se iludem com as possibilidades de ganhos no curto prazo e acreditam que a bolsa funciona como uma aposta.

Não há nada disso. Na verdade, os especuladores que conseguem retornos atrativos e consistentes apresentam um grande esforço acerca do preparo para esta atividade. É preciso muito conhecimento e experiência no mercado para ter segurança sobre o que fazer.

Afinal, a renda variável está exposta às oscilações do mercado e ele pode se comportar de maneira muito diferente do previsto. Assim, mesmo com recursos tecnológicos que ajudem nas análises gráficas, ainda é necessário estudar bastante o assunto.

Um dos conhecimentos mais importantes que você deve ter é a adequação do trade ao seu perfil de risco. Se você é conservador ou moderado, as atividades especulativas não são as mais indicadas para o seu caso.

Leia também:Você é um investidor muito melhor agora do que antes da crise

2. Estratégia estabelecida

Embora você possa ouvir de especialistas, amigos ou mesmo pessoas conhecidas que é fácil ganhar dinheiro no curto prazo na bolsa, desconfie. Como falei, o que está por trás de retornos mais consistentes é muito esforço e conhecimento.

As suas operações na renda variável não devem depender de intuição ou da sorte. Existem diversas estratégias desenvolvidas e validadas por traders profissionais. Então, conhecê-las, dominar o funcionamento de cada uma delas e testar estratégias são passos necessários para melhorar suas operações.

Ter uma estratégia estabelecida é o que auxilia, por exemplo, a saber quando entrar ou sair de determinada posição. Assim como entender quais ativos ou derivativos são mais apropriados para cada movimento do mercado.

Se você ainda não sabe como responder a perguntas assim, avalie a necessidade de aprender mais profundamente sobre as estratégias de trade. Com certeza, elas são úteis para diminuir os riscos e aumentar as chances de sucesso.

3. Capacidade de análise

Ainda que existam ferramentas muito interessantes para o trader, cada pessoa deve também aperfeiçoar sua própria capacidade de análise. Do contrário, você estará sempre dependente de recursos ou de especialistas.

É importante melhorar suas habilidades ao longo do tempo para ganhar mais autonomia nas operações. Elas também são relevantes na hora de utilizar as ferramentas com liberdade e saber analisar as opiniões de especialistas.

Mas não tenha tanta pressa. A capacidade de análise é conquistada gradualmente, a medida em que se busca conhecimento e se ganha prática. Em geral, o início de qualquer atividade será mais complexo e menos independente.

O que importa é não deixar de buscar mais informações e condições para atuar melhor no futuro. Tenha como meta alcançar resultados cada vez mais eficientes. Para isso, é necessário continuar se aperfeiçoando e identificando pontos a melhorar em si mesmo.

Acompanhe todos os dias nossa sala de day trade e análise em nosso canal do Youtube. Disponível até para quem não é cliente!

4. Plataforma para traders

Entre as melhores ferramentas para traders vale a pena citar a plataforma de investimentos. Em geral, o home broker é a mais conhecida, já que é oferecida gratuitamente pelas instituições financeiras.

Contudo, apesar de servir bem a investidores de longo prazo, ele apresenta uma série de limitações para especulação. Devemos lembrar que atividades de curto ou curtíssimo prazo precisam acontecer com agilidade e segurança.

Para um trader, perder alguns segundos tentando adquirir ou vender ativos pode atrapalhar toda a estratégia. Por isso, pessoas que focam nesse tipo de atividade se beneficiam de contratar plataformas operacionais específicas.

Além de ter tecnologia mais avançada e proporcionar agilidade, as plataformas para traders também apresentam funcionalidades relacionadas à análise gráfica e a banco de dados. Uma das mais utilizadas é a Profitchart.

Recentemente, o BTG Pactual digital divulgou uma condição exclusiva – oferecendo seis meses gratuitos da plataforma Profitchart PRO a novos clientes. Vale a pena se inteirar sobre esta oportunidade e conhecer as funcionalidades com as quais você poderá contar em seus trades por meio desta plataforma.

Abra sua conta e tenha acesso ao Profitchart PRO por seis meses grátis!

5. Simuladores

Uma das ferramentas que plataformas como a Profitchart oferecem são os simuladores. Esta ferramenta costuma ser muito útil para os traders — especialmente os que estão iniciando e desejam ganhar experiência no mercado antes de arriscar dinheiro.

Mais uma vez, considero relevante reforçar a questão do manejo de riscos. As operações de trade, principalmente quando fazem uso da alavancagem, envolvem riscos altos para você. Logo, realizar simulações é uma estratégia para evitar grandes erros.

Os simuladores funcionam em tempo real e mostram o que está acontecendo no mercado. Assim, é possível testar técnicas que você tenha estudado e verificar quais resultados elas lhe trariam antes de começar a operar, efetivamente.

 6. Análises de especialistas

De modo geral, existem muitas informações para serem avaliadas no mercado financeiro a cada dia. Se essa já é uma verdade para investimentos de longo prazo, imagine para especulação? O volume de dados é realmente bastante grande!

Nesse sentido, vale a pena contar com análises de equipes especializadas. Mas lembre-se: elas não existem para que você siga tudo o que foi dito, e sim para que utilize a sua experiência para avaliar as opiniões e planejar sua estratégia.

Além disso, é preciso focar em análise de especialistas nos quais você confia. Acessar muitas informações pode atrapalhar seu trabalho. No BTG Pactual, existe uma área específica para o trader, com gráficos e avaliações que podem lhe ser muito úteis nesta jornada.

Área do trader: relatórios gratuitos e carteiras recomendadas mensais. Acesse agora.

7. Estrutura de uma boa instituição

Por fim, o trader precisa pensar em mais uma ferramenta essencial para as operações de curto prazo: a instituição por meio da qual ele opera. Vale a pena buscar uma estrutura de qualidade, com suporte adequado.

Eu indico o BTG Pactual como a melhor instituição para realizar negociações na bolsa. Além das facilidades já citadas, ele possui uma equipe gabaritada para prestar suporte e oferecer informações relevantes sobre o mercado sempre que você precisar.

Essas foram 7 das principais ferramentas que podem ajudar você a ter sucesso como trader. E não se esqueça de considerar os riscos envolvidos na renda variável. Tenha sempre em mente que compras e vendas realizadas no curto prazo aumentam sua exposição às oscilações.

Quer contar com a melhor instituição para fazer suas operações de especulação e investir seu dinheiro para objetivos de curto, médio e longo prazo? Então abra uma conta no BTG Pactual!

especial-coronavirus

Deixe seu comentário 0

Você está a um passo para investir com mais segurança e tranquilidade.
Crie sua conta agora


Preencha com seu nome

Preencha com seu e-mail

Preencha com seu telefone

Está com dúvidas? Entre em contato com a gente!

ENTRE EM CONTATO

O Grupo BTG Pactual (“BTG Pactual”) não fornece opiniões jurídicas ou tributárias. Sendo assim, essa apresentação não constitui aconselhamento legal de qualquer natureza. Essa apresentação é um breve resumo de cunho meramente informativo, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, de 03 de maio de 2018, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico. Embora as informações e opiniões expressas aqui tenham sido obtidas de fontes confiáveis e fidedignas, nenhuma garantia ou responsabilidade, expressa ou implícita é feita a respeito da exatidão, fidelidade e/ou totalidade das informações. Todas as informações, opiniões e valores eventualmente indicados estão sujeitos à alteração sem prévio aviso. Ressaltamos também, que as opiniões expressas neste material refletem a opinião do respectivo profissional convidado e não necessariamente expressam a opinião do BTG Pactual, não devendo ser tratadas como tal. As informações contidas nesta apresentação não podem ser consideradas como única fonte de informações no processo decisório do investidor, que, antes de tomar qualquer decisão, deverá realizar uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos, face aos seus objetivos pessoais e ao seu perfil de risco ("Suitability"). Para maiores informações, acesse www.btgpactualdigital.com

Os riscos da operação com títulos de renda fixa (CDB, LCI e LCA) estão na capacidade de o emissor honrar a dívida; na impossibilidade de venda do título ou na ausência de investidores interessados em adquiri-lo; e na possibilidade de variação da taxa de juros e dos indexadores. É importante a adequada compreensão da natureza, forma de rentabilidade e riscos dos títulos de renda fixa antes da sua aquisição. CDB, LCI e LCA contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que garante a devolução do principal investido acrescido de juros referente a rendimentos, na hipótese da incapacidade de pagamento da instituição financeira, de até R$ 250 mil reais por CPF e por instituição financeira, considerando o limite de garantia de R$ 1 milhão para cada período de quatro anos.

FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. E recomendada a leitura cuidadosa do Formulário de Informações Complementares e Regulamento do Fundo de Investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos.

Ressaltamos que as opiniões e projeções referente COE, aqui apresentadas representam a opinião da área Structured Products do BTG Pactual, mas não necessariamente a opinião institucional do BTG Pactual, podendo o BTG Pactual, suas subsidiárias e/ou seus empregados podem, eventualmente, possuir uma posição comprada ou vendida, atuar em nome próprio e/ou como coordenador ou agente em operações envolvendo ações ou demais investimentos relevantes. COE NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA.

Os regulamentos completos dos Planos de Previdência da BTG Pactual Vida e Previdência S/A deverão ser lidos previamente a sua contratação. Os direitos e obrigações das partes estão definidos na Proposta e nos Regulamentos do plano contratado. É recomendada a leitura cuidadosa do regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. O registro do plano na Susep não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação de comercialização. O Participante/Segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros no site www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na Susep, nome completo, CNPJ ou CPF. BTG Pactual Vida e Previdência S/A - CNPJ: 19.449.767/0001-20. Processos SUSEP PGBL: 15414.901924/2014-44 e VGBL: 15414.901922/2014-55.

Fundos de investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. É recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. Os investidores devem estar preparados para aceitar os riscos inerentes aos diversos mercados em que os fundos atuam e, consequentemente, possíveis variações no patrimônio investido. Os produtos e serviços aqui mencionados podem não estar disponíveis em todas as jurisdições ou para determinadas categorias de investidores. Adicionalmente, a legislação e regulamentação de proteção a investidores de determinadas jurisdições/países, pode não se aplicar a produtos e serviços registrados em outras jurisdições/países, sujeitos à legislação e regulamentação respectivamente aplicáveis, além de previsões contratuais específicas.

Anbima Anbima