Taxa Selic sofre nova queda: entenda

Como se esperava, o Copom tornou a reduzir a taxa Selic em 1 p.p. – agora para 9,25%.

No comunicado da reunião anterior (abril), o comitê havia sinalizado que reduziria o ritmo de cortes, o que acabou optando por não fazer. Não se esperava que repetisse agora a mensagem recém-desmentida, mas ele foi além e sinalizou que tende a fazer novo corte de 1 p.p. em setembro, desde que a economia se comporte de acordo com seu cenário base.

Segundo o comunicado, o tamanho do próximo corte também dependerá das estimativas do Copom para a extensão total do ciclo de afrouxamento monetário. Mas os sinais nesse sentido também foram benignos, uma vez que a projeção do próprio Copom para a inflação de 2018 foi reduzida para 4,3%. Estando abaixo da meta de 4,5%, essa projeção sugere que os juros poderão cair mais do que o consenso de mercado vigente antes da reunião, consenso esse que já apontava para uma Selic de 8% no fim deste ano.

À luz do teor do comunicado, passamos a acreditar que a Selic cairá até os 7,5%, mediante um corte de 1 p.p. em setembro, e outro de 0,75 p.p. em outubro.

Deixe seu comentário 8

    1. Olá, Ana, tudo bom? Um de nossos assessores de investimento entrou em contato por email. Se preferir, também estamos à disposição para te ajudar por meio dos nossos canais de atendimento: (011) 3383-2222 ou atendimento@btgpactualdigital.com.

  1. Como ficará a caderneta de poupança que agrega 0,5% à insignificante TR, desde que a Selic fique abaixo de 7,5%; mudarão a norma?

    1. Olá, Claudio, tudo bom? Um de nossos assessores de investimento entrou em contato por email. Se preferir, também estamos à disposição para te ajudar por meio dos nossos canais de atendimento: (011) 3383-2222 ou atendimento@btgpactualdigital.com.

    1. Olá, José, tudo bom? Um de nossos assessores de investimento entrou em contato por email. Se preferir, também estamos à disposição para te ajudar por meio dos nossos canais de atendimento: (011) 3383-2222 ou atendimento@btgpactualdigital.com.